SSPDS forma a primeira turma de brigadistas de incêndio do CISP
23 de agosto de 2024 - 15:19 #Bombeiros #Brigadistas de Incêndio #CBMCE #CISP #Cogep #CTDH #Formação #SSPDS #Treinamento
Fumaça, jatos d’água e fogo. Com o mesmo espírito do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (CBMCE), a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) formou, na manhã desta sexta-feira (23), os seus primeiros brigadistas de incêndio. O Treinamento de Prevenção de Acidentes chegou ao fim com uma aula de campo, em que servidores e colaboradores puseram em prática os ensinamentos repassados pelos instrutores do Centro de Treinamento de Desenvolvimento Humano (CTDH) do CBMCE.
O curso é uma exigência legal para todos os prédios e edificações públicas e privadas. Pela SSPDS, o treinamento é uma realização da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep/SSPDS), com o apoio do CBMCE. Ao todo, 25 servidores e colaboradores se inscreveram e participaram do treinamento ao longo de toda desta semana, com aulas teóricas e práticas realizadas no período da manhã. A partir de agora, eles formam a linha de frente em ocorrências como combate à princípio de incêndios, primeiros socorros, engasgos, resgates em elevadores e choques elétricos, que possam vir a ocorrer nas dependências da instituição.
“Em nome da SSPDS, gostaria de agradecer a todos os instrutores do Corpo de Bombeiros pelo aprendizado que recebemos nesta semana. Garanto que aprendemos muito sobre em que tipo de ocorrências teremos que agir e foi bom ter um pouco da experiência dos bombeiros, do que vocês passam e sentem na pele no dia a dia”, discursou a oradora da turma da SSPDS, Maelly Castro, que atua no setor de apoio ao Gabinete do Secretário.
“Quem quer ajudar, sempre dá um passo à frente. E o primeiro aprendizado é acreditar que cada um de vocês, como brigadistas de incêndio, farão a diferença”, sustentou o instrutor do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) do CBMCE, subtenente Reginaldo Ximenes. “Começamos juntos e organizados e terminamos juntos e organizados. O trabalho da Brigada de Incêndio só termina quando todo o material sai de campo e é guardado. Aí sim, podemos retornar para casa com a consciência limpa e com a certeza de que nada, e nem ninguém, ficou para trás”, concluiu.