Futuros brigadistas do CISP recebem instrução sobre combate à incêndio
20 de agosto de 2024 - 18:25 #brigada de incêndio #CBMCE #CISP #Cogep #CTDH #SSPDS
Estar atento às medidas preventivas e em prontidão para combater qualquer princípio de incêndio: essa foi a mensagem transmitida aos futuros brigadistas do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) na manhã desta terça-feira (20). O segundo dia do Treinamento de Prevenção de Acidentes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) foi marcado por uma aula teórica, que teve como objetivo familiarizar os participantes com os instrumentos e procedimentos de combate aos incêndios.
“A brigada de incêndio age na prevenção e no princípio de incêndio. Por isso, vocês precisam ser rápidos e enérgicos. O fogo não espera. Então, seja para proteger bens, ou vidas, essa é postura que se espera de um brigadista de incêndio”, cobrou o instrutor do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), o tenente Sérgio Martins. “São vocês que estarão na linha de frente para impedir que, eventualmente, o fogo se alastre”, acrescentou.
Os futuros brigadistas do CISP conheceram mais sobre o funcionamento e o uso de hidrantes, mangueiras, chuveiros automáticos (sprinklers), extintores de incêndio, alarmes, iluminação de emergência e portas corta-fogo. Eles também foram instruídos a avaliar os riscos de incêndio dos prédios, a saber como recepcionar e orientar os bombeiros militares e avaliar a conformidade dos locais onde estão instalados os equipamentos de proteção contra incêndio.
Por fim, o público foi estimulado a formular e formalizar um plano de emergência e realizar periodicamente exercícios simulados com o quadro de funcionários do CISP. “O plano é estabelecido em função dos riscos da empresa, para definir a melhor utilização dos recursos materiais e humanos em situação de emergência”, explicou o tenente. “Já o exercício simulado é uma prática realizada periodicamente para manter a brigada e os ocupantes das edificações em condições de enfrentar uma situação real de emergência.
“Esse curso é muito importante. Não apenas para o ambiente onde trabalho, como também para a minha casa e até mesmo para minha segurança, da minha família e de outras pessoas, em caso de algum acidente”, avaliou o auxiliar de Operação da Coordenadoria de Segurança Orgânica e Logística (Cosol), Elano Brito, de 22 anos. “Em um curso desses, você adquire muito conhecimento e se não deixar tudo anotado, se não estudar, acaba se perdendo. Eu anotei tudo e pretendo estudar mais sobre os assuntos que aprendi hoje”.
Os primeiros brigadistas
O Treinamento de Prevenção de Acidentes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) é uma exigência legal para a formação dos brigadistas de incêndio em prédios públicos. O evento é uma realização da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep/ SSPDS), com o apoio do Corpo de Bombeiros. O curso, com carga horária de 20h/ aula, teve 25 servidores e colaboradores inscritos e formará a primeira turma de brigadistas de incêndio do CISP. Amanhã (21), os alunos serão capacitados para a realização dos primeiros socorros.