Secretário da SSPDS visita equipamentos da Segurança Pública na Casa da Mulher Brasileira
7 de agosto de 2024 - 17:18 #Agosto Lilás #Casa da Mulher Brasileira #Comel #PCCE #Pefoce
Texto: Lucas Memória- Ascom SSPDS Fotos: Paulo Cavalcanti - Ascom SSPDS
DDM da PCCE e Núcleo da Perícia da Mulher da Pefoce acolhem mulheres vítimas de violência em Fortaleza
Equipamento de acolhimento às mulheres vítimas de violência, a Casa da Mulher Brasileira (CMB), em Fortaleza, recebeu, nesta quarta-feira (7), uma programação especial, em alusão aos 18 anos da Lei Maria da Penha. Durante a agenda, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, visitou a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Fortaleza e o Núcleo de Perícia da Mulher, vinculados à Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), respectivamente, sediados na CMB.
Durante a visita, o secretário da SSPDS, Roberto Sá, destacou que o Ceará segue avançando no combate à violência contra a mulher e pontuou a importância da continuidade em investimentos para o fortalecimento das políticas de segurança de desconstrução do pensamento machista. “Se por um lado temos o Anuário Brasileiro de Segurança Pública informando que o Ceará tem a menor taxa de feminicídio do Brasil e o único estado que diminuiu a importunação sexual, por outro lado, ainda vemos crimes de violência contra a mulher e isso é inconcebível”, destacou o gestor, ressaltando o compromisso da SSPDS em reduzir, cada vez mais, os indicadores criminais.
Na DDM-Fortaleza, o secretário Roberto Sá foi recebido pela delegada-geral adjunta da PCCE, Teresa Cruz; pela diretora do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV/PCCE), Janaína Braga; pela delegada titular da DDM, Gisele Martins; e pelo delegado de Defesa da Mulher de Quixadá, Humberto Cavalcante. “O secretário veio pessoalmente conversar comigo para escutar as demandas e ações da nossa delegacia. Detalhei nossas ações no Agosto Lilás, em que estamos em meio à Operação Shamar, organizada pelo Governo Federal e direcionada às polícias civis e militares para que a gente, neste mês, intensifique os trabalhos de prevenção, ações educativas e repressivas no enfrentamento à violência doméstica”, destacou a delegada de Defesa da Mulher de Fortaleza, Gisele Martins.
Além da unidade especializada da PCCE, o secretário da SSPDS, Roberto Sá, visitou o Núcleo da Pefoce na CMB, inaugurado no fim de 2023. No equipamento, foi recebido pela supervisora do Núcleo de Atendimento Especial à Mulher, Criança e Adolescente (Namca) da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel), Verbena Matos. O Núcleo de Perícia da Mulher tem uma equipe composta por médicos peritos legistas, atendendo em serviços de plantões, de 8h às 18h, de domingo a domingo, com equipes para exames como corpo de delito em lesão corporal e constatação de crimes sexuais.