Secretário da SSPDS destaca resiliência e superação durante aula inaugural do Curso de Ações Táticas Especiais
2 de agosto de 2024 - 17:23 #AESP #Bope #Cate #PMCE
Texto: André Gurjão - Ascom SSPDS Fotos: Paulo Cavalcanti - Ascom SSPDS
Durante a solenidade, o secretário Roberto Sá foi agraciado com a moeda da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp)
Resiliência e superação. Esses foram os principais motes da aula inaugural da turma do Curso de Ações Tática Especiais (Cate), realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) para o ingresso no Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), na manhã desta sexta-feira (2). A palestra de abertura foi proferida pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, no auditório da Aesp. O curso, que é uma referência nacional para os demais cursos de operações especiais do País, se inicia neste ano com 60 inscritos.
“Resiliência significa aproveitar a maré para que nos transformemos em algo mais forte. Afinal, é depositado, em nós, um sentimento de confiança e esperança, e não podemos decepcionar as nossas famílias e a sociedade. Não tenham dúvidas, as quedas virão. Ainda assim, perseverem e não desistam diante das dificuldades”, aconselhou o secretário Roberto Sá, citando a própria trajetória, de uma família do interior fluminense até a titularidade da SSPDS.
Dirigindo-se aos instrutores do Curso de Ações Táticas, o secretário aconselhou-os a transferirem o conhecimento adquirido a partir da própria experiência profissional à frente do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PMCE. “Transfiram o conhecimento adquirido por vocês: uma vela que acende outra jamais perderá a força da própria chama”, recomendou.
Por fim, o secretário ainda aconselhou aos “futuros caveiras” a manterem a humildade perante os demais batalhões policiais. “Nada de achar que o policial convencional é menor que vocês. Por outro lado, cabeça erguida porque vocês escolheram se especializar e, ao concluírem esse curso, serão capazes de executar tudo aquilo que será repassado a vocês. Aqui, na Aesp, vocês terão os melhores instrutores e, conhecendo as disciplinas que estudarão, terão uma formação completa e exemplar”, concluiu.
“Foi uma honra termos o nosso secretário de Segurança Pública e Defesa Social como o palestrante da aula inaugural do Cate. Em nome da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), agradeço todo o apoio e prometemos retribuir toda essa atenção com muita lealdade e trabalho”, saudou o diretor geral da Aesp, delegado Leonardo Barreto, ao entregar a Moeda da Aesp. O título é um símbolo honorífico concedido em reconhecimento às pessoas e instituições que contribuíram com a Academia.
Também compuseram a mesa da aula inaugural do Curso de Ações Táticas Especiais (Cate) do Bope: o diretor de Planejamento e Gestão Interna (DPGI) da PMCE, coronel Jorge Costa de Araújo; o coordenador da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), delegado Antônio Pastor; o corenel comandante-geral adjunto do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Antônio Costa; e o perito geral adjunto da Perícia Forense do Estado do Ceará, Átila Einstein.