Supesp participa de Conferência dos Agentes Produtores e Usuários de Dados
31 de julho de 2024 - 14:09 #Estatística #Geesp #IBGE #Supesp
Incrementando o intercâmbio de conhecimento e informações em áreas estratégicas de pesquisa e dados, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) participa, dos dias 29 de julho a 02 de agosto, da “Conferência Nacional em Geociências, Estatísticas e Dados: riscos e oportunidades no Brasil da Era Digital”.
O evento, que é uma parceria entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem como objetivo discutir os riscos e oportunidades que derivam da atual governança da “Era Digital”., além de abordar a consolidação e regulamentação do Sistema Nacional de Geociências, Estatística e Dados (SINGED), em um cenário global marcado por corporações supranacionais que dominam a produção e o uso de dados sobre as populações.
Uma das referências na produção de dados, pesquisas e estudos de indicadores criminais, a Supesp participa do encontro com o gerente de Estatística e Geoprocessamento (Geesp), Franklin Torres, que considera fundamental esse intercâmbio para o aprimoramento cada vez maior das atividades do órgão. “Atualmente, com a discussão muito mais relevante sobre segurança e produção de dados e como isso afeta a vida das pessoas desde a economia, segurança pública, comunicação, em tudo praticamente que nos rodeia diariamente, a Supesp mostra seu compromisso institucional de acompanhar esse debate e estar alinhada com o melhor serviço para população cearense”, disse Franklin.
Com extensa programação, a conferência reúne especialistas, até a próxima sexta-feira (02/8), com mesas-redondas e grupos de trabalho. Na cerimônia, que será realizada no Teatro Odylo Costa, campus Maracanã, a Universidade e o IBGE firmaram um protocolo de intenções para promover ações nos campos da ciência, tecnologia, inovação, ensino e produção de dados estatísticos e bases de informação.
Integração
O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, defendeu a necessidade de um novo marco legal para as estatísticas no Brasil, a ser apresentado ao Congresso Nacional. “Espero que, até o final da Conferência, seja criado um documento que traduza a convergência entre as ideias formuladas pelo Instituto e as dos produtores e usuários de dados em relação ao que o país precisa oferecer”, explicou ele.
Já o secretário-executivo da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), José Manuel Salazar-Xirinachs, salientou que o poder dos dados, usado de maneira responsável, é fundamental para as agendas globais. “Essa conferência dá um passo importante para fortalecer o vínculo entre a produção e o uso de dados nesta região. O uso dos dados pode ser melhorado, assegurando sua utilidade não só para fins estatísticos, mas sendo ampliado para dar mais eficiência e efetividade à administração pública”, declarou.