Polícia Militar realiza manobra de Heimlich e salva recém-nascido no bairro Vila União

31 de julho de 2024 - 17:13 # # # # #

Servir e proteger. São palavras que fazem parte do dia a dia de todo policial militar cearense, que saem às ruas dispostos a atender toda e qualquer ocorrência para a qual são acionados. Com esse lema, uma composição da Polícia Militar do Ceará (PMCE) socorreu um recém-nascido de apenas oito dias de vida, na tarde dessa terça-feira (30), no bairro Vila União, que pertence à Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortaleza.

Uma equipe da 1ª Companhia do 6º Batalhão da Polícia Militar (1ª Cia/6º BPM) realizava patrulhamento na tarde dessa terça, quando avistaram uma mulher pedindo ajuda para socorrer seu neto, de apenas oito dias de vida. No local, os policiais identificaram que o recém-nascido estava engasgado e realizaram, rapidamente, a Manobra de Heimlich, que desobstruiu as vias respiratórias da vítima. 

“Estávamos patrulhando na área do bairro Vila União, no serviço de viatura, quando uma senhora nos acionou. Ela estava muito nervosa, pedindo socorro e dizendo que o seu neto estava engasgado com o leite materno. Quando chegamos ao local, a criança estava nos braços de sua mãe já muito debilitada, e então realizamos a manobra de Heimlich, para desobstruir a sua garganta. Após esse processo a criança voltou a respirar, começou a abrir os olhinhos, tentou chorar e voltou ao seu estado normal”, explicou o subtenente PM Paiva, que estava na composição do 6º BPM que atendeu a ocorrência. 

Após o socorro no local da ocorrência, o recém-nascido foi levado para uma unidade hospitalar na região, onde passou por uma avaliação médica e passa bem. 

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMCE