Durante operação “Precatório Fantasma”, PCCE e PCGO capturam 14 suspeitos de fraude eletrônica e associação criminosa
31 de julho de 2024 - 12:54 #AIS 13 #AIS 15 #AIS 24 #DDF #MJSP #Operação Precatório Fantasma #PCCE #PCGO #Precatório Fantasma

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e a Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO), com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), deflagraram na manhã desta quarta-feira (31), a operação “Precatório Fantasma”, que já resultou na captura de 14 suspeitos. Na ocasião, 15 mandados de prisão temporárias pelos crimes de fraude eletrônica e associação criminosa e 30 mandados de busca e apreensão foram cumpridos na Capital e na Região Metropolitana de Fortaleza, além das equipes terem realizado o bloqueio de mais de 343 contas bancárias.
A operação teve apoio de 31 equipes e foi desencadeada a partir de uma investigação que apurava crimes de fraude eletrônica e associação criminosa. Os alvos estavam sendo investigados por obterem dados de processos judiciais de vítimas e se passarem por advogados e servidores do Poder Judiciário. Conforme apuração, os suspeitos pediam dados de processos judiciais de vítimas e realizavam contato se passando por advogados e defensores públicos.
Durante esses contatos, os suspeitos, que têm entre 20 e 57 anos, pediam transferências bancárias a título de pagamento de honorários e impostos, afirmando serem necessários para a liberação de precatórios e alvarás. Detalhes da operação foram apresentados durante coletiva de imprensa, na manhã desta quarta-feira (31), na sede da Polícia Civil no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP).
![]()
Ao todo, foram identificadas mais de 50 vítimas no estado de Goiás (GO), que após os pagamentos recebiam falsos comprovantes e documentos falsificados com o nome de juízes e desembargadores. A ação criminosa do grupo, além de graves prejuízos financeiros, causaram uma série de prejuízos às vítimas. A ofensiva foi realizada por equipes do Departamento Técnico Operacional (DTO) e da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) da PCCE, e do Grupo de Repressão a Roubos, da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic) da PCGO.
Os mandados foram cumpridos em Fortaleza e nos municípios de Maracanaú – Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) do Estado e nas cidades de Pacatuba e Maranguape (AIS 24), Canindé (AIS 15) e Aquiraz (AIS 13). Após as capturas, os suspeitos foram encaminhados à sede da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), unidade especializada da PCCE. Um mandado de prisão foi cumprido contra um suspeito que já estava recolhido em uma unidade prisional. Agora, todos encontram-se à disposição do Poder Judiciário.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncias”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.