Com apoio do Nuvid/Ciops/SSPDS, dupla suspeita de furtar fios é presa pela PMCE
25 de julho de 2024 - 16:26 #PMCE #Polícia Militar do Ceará #segurança #SSPDS
Uma ação da Polícia Militar do Ceará (PMCE), com apoio do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid), da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), resultou na prisão em flagrante de dois suspeitos de furto de fios no bairro Granja Portugal, que pertence à Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2) do Estado. A ação policial ocorreu na noite dessa quarta-feira (24).
Durante diligências, uma composição de policiais militares foi acionada após os operadores do Nuvid avistarem um homem furtando fios de um poste no bairro Granja Portugal. O Núcleo de Videomonitoramento acompanhou o suspeito e identificou que um outro homem estava auxiliando na ação criminosa. A dupla foi capturada enquanto tentava esconder o material em um terreno baldio. Os dois suspeitos – um homem, de 29 anos, que já possui antecedentes criminais por roubo a pessoa e furto, e outro homem, de 35 anos, com passagens por roubo, foram capturados.
Diante da situação, a dupla foi conduzida para o 32º Distrito Policial (DP), unidade plantonista da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) na região. Na delegacia, os dois suspeitos foram autuados em flagrante pelo crime de furto. Após os procedimentos, eles foram encaminhados para unidades do sistema penitenciário e colocados à disposição da Justiça. O 12º Distrito Policial (DP) é a unidade da Polícia Civil que investiga os crimes no bairro Granja Portugal e seguirá com as investigações para identificar outros crimes em que os suspeitos possam ter envolvimento na região.
Balanço
Entre janeiro e junho de 2024, as Forças de Segurança do Ceará capturaram 226 pessoas suspeitas de furto, roubo ou receptação de cabos e fios elétricos e ópticos em todo o Estado, o que representa um aumento de 6,1% no número de presos no mesmo período do ano passado, quando foram capturadas 213 pessoas. Em Fortaleza, foram capturadas 158 pessoas de janeiro a julho, um acréscimo de 22,48% quando comparado às prisões no mesmo período de 2023, que totalizaram 129 pessoas. Já nos dez primeiros dias do mês de julho deste ano, foram capturadas 18 pessoas pelos mesmos crimes no Ceará. Os dados foram compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE).
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.
As denúncias podem ser encaminhadas ainda para o telefone (85) 3101-5665, número do 12º Distrito Policial (DP). O sigilo e o anonimato são garantidos.