SSPDS-CE participa de reunião técnica da Câmara Temática de Segurança Pública do Consórcio Nordeste no Ministério da Justiça
24 de julho de 2024 - 17:37 #Consórcio Nordeste #MJSP #SSPDS
Fotos: Ascom MJSP
Visando fortalecer a parceria entre os estados nordestinos e o Governo Federal no enfrentamento à criminalidade e à violência, os gestores de Segurança Pública do Nordeste reuniram-se, na manhã desta quarta-feira (24), na sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em Brasília, no Distrito Federal, com representantes do Governo Federal. A reunião técnica da Câmara Temática de Segurança Pública do Consórcio Nordeste teve a participação de integrantes do MJSP, de secretários de segurança da região Nordeste, dentre eles, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), Roberto Sá.
Na reunião, o secretário da SSPDS-CE, Roberto Sá, e os secretários de segurança pública dos estados do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia debateram pontos comuns com a cúpula do MJSP e com representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP) e do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp).
Durante a abertura do evento, o ministro do MJSP, Ricardo Lewandowski, destacou a iniciativa como um importante passo no combate ao crime organizado. “Eu gostaria de dizer que hoje estamos dando um passo importantíssimo de integração das forças de segurança do Brasil. Esta é uma política de estado, de enfrentamento ao crime organizado e às milícias privadas, que lamentavelmente estão a crescer no mundo todo. E o enfrentamento só é possível com a junção de esforços, com um trabalho de inteligência coordenado, que faça jus ao sentido que a nossa constituição dá ao Estado Federal”, declarou.
Ainda no momento de abertura, o ministro reiterou os esforços em conjunto realizados pelos estados por meio do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), que deve ser aprimorado e ganhar força por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC). “O que nós pretendemos, com o Susp, mantendo a autonomia aos estados, é marcharmos no mesmo sentido para combater esse flagelo que é a criminalidade organizada”, defendeu Lewandowski.
O secretário da SSPDS-CE, Roberto Sá, afirmou que os estados puderam, durante a reunião técnica, destacar pontos para o fortalecimento da Segurança Pública junto ao Governo Federal. “Os estados tiveram a oportunidade de manifestar também as suas dúvidas, manifestar suas sugestões e levar suas reivindicações. Foi uma reunião positiva, porque depois dessa aqui outras já estão agendadas para que a gente tenha continuidade nesse trabalho de integração, com o objetivo de fortalecer as forças de segurança e assim dar mais segurança à nossa população”, concluiu o titular da pasta.