Corpo de Bombeiros resgata filhote de gato de telhado em Caucaia
12 de julho de 2024 - 11:47 #AIS 11 #balanço resgate animais #CBMCE #Gato #resgate gato
O Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou, nessa quinta-feira (11), um filhote de gato em Caucaia – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) da Região Metropolitana de Fortaleza. O felino se encontrava preso em um telhado entre duas residências situadas no bairro Conjunto Metropolitano. Após o resgate, o filhote foi entregue ileso e em segurança à tutora.
Por volta das 13h47, os bombeiros militares do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) foram acionados pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para realizar o resgate de um filhote de gato. O animal se encontrava preso no corredor de um telhado entre duas residências situadas no bairro Conjunto Metropolitano.
Imediatamente, uma composição foi até o local e deu início ao resgate. Primeiro, foi preciso remover as telhas para acessar o animal e, logo depois, utilizando um equipamento apropriado, o filhote foi resgatado sem lesões aparentes. Por fim, o animal foi entregue à tutora, que agradeceu o esforço dos bombeiros militares.
Balanço
No primeiro semestre deste ano, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) registrou uma alta de 4,95% no número de animais resgatados, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Entre janeiro e junho de 2024, foram resgatados 6.322 animais em todo o Estado. Já no mesmo período do ano passado, 6.024 animais foram resgatados.
Prevenção
A prevenção é fundamental para evitar incidentes com animais silvestres ou domésticos. Em relação aos animais silvestres, o CBMCE destaca a importância de se manter distância de animais potencialmente perigosos, como as serpentes. Além disso, medidas como tampar poços, cercar e sinalizar áreas de risco são essenciais para evitar quedas e aprisionamento de animais e pessoas nesses espaços.
Conforme o CBMCE, a conscientização sobre a convivência segura com a fauna local é crucial. A adoção de práticas preventivas pode reduzir, significativamente, o número de resgates e promover uma coexistência harmoniosa entre humanos e animais. O CBMCE também ressalta que segue empenhado em proteger tanto a população quanto a fauna, reforçando a importância de medidas preventivas e da educação ambiental.
*Com informações da Assessoria de Comunicação do CBMCE