Bombeiros militares resgatam cavalo preso em canal no bairro Passaré

9 de julho de 2024 - 15:00 # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) protagonizou, na manhã desta terça-feira (9), o resgate de um cavalo no bairro Passaré – Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) de Fortaleza. o animal estava preso à lama de um canal que atravessa o Conjunto Habitacional Babilônia II e não tinha forças para ao menos se manter em pé. O animal foi resgatado em segurança pelos bombeiros militares e sem nenhuma lesão aparente.

A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) recebeu, no período da manhã, uma chamada de urgência de um morador do Conjunto Habitacional Babilônia II, no Passaré. O solicitante informou que um cavalo estaria preso em um canal desde o dia anterior e que já não conseguia ficar em pé.

Imediatamente, uma equipe do Corpo dos Bombeiros se deslocou para o local, onde constatou a veracidade da informação. Após alguns minutos, o cavalo foi resgatado com sucesso, sem nenhuma lesão aparente, e recebeu os cuidados necessários. Para realizar a operação, os bombeiros utilizaram técnicas específicas de ancoragem e içamento e equipamentos adequados, além de contar com a ajuda de populares.

Balanço

No primeiro semestre deste ano, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) registrou uma alta de 4,95% no número de animais resgatados, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Entre janeiro a junho de 2024, foram resgatados 6.322 animais em todo o Estado, contra 6.024 do mesmo período do ano passado.

Prevenção

A prevenção é fundamental para evitar incidentes com animais silvestres ou domésticos. Em relação aos animais silvestres, o CBMCE destaca a importância de se manter distância de animais potencialmente perigosos, como as serpentes. Além disso, medidas como tampar poços, cercar e sinalizar áreas de risco são essenciais para evitar quedas e aprisionamento de animais e pessoas nesses espaços.

“A conscientização sobre a convivência segura com a fauna local é crucial. A adoção de práticas preventivas pode reduzir, significativamente, o número de resgates e promover uma coexistência harmoniosa entre humanos e animais. Por fim, o CBMCE continua empenhado em proteger tanto a população quanto a fauna, reforçando a importância de medidas preventivas e da educação ambiental”, recomenda a corporação.

* Com informações da Assessoria de Comunicação do CBMCE.