Após reforço policial e aumento nos investimentos na Segurança Pública, número de mortes violentas desacelera em junho em todos os territórios do Ceará
5 de julho de 2024 - 17:14 #CVLIs #Estatística #SSPDS #Supesp
A intensificação dos trabalhos ostensivos e investigativos das Forças de Segurança, alinhada aos investimentos do Governo do Ceará, por meio do incremento financeiro com o reforço de novos policiais militares, policiais civis e peritos, resultaram na desaceleração da curva de crescimento e no decréscimo dos indicadores criminais que englobam Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIS), se comparados os meses de junho e maio deste ano, em todos os territórios do estado. Os dados, compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), apresentaram uma redução de 18% nos CVLIs no mês de junho deste ano, em relação ao mês anterior, no Ceará. Na ocasião, 259 casos foram registrados no sexto mês do ano, contra 316, registrados em maio passado, em todo o Estado.
Na Capital, essa queda foi de 16,4%. Foram 61 casos em junho contra 73 mortes em maio. Na Região Metropolitana, o número foi de 89 casos no quinto mês para 67 no sexto mês deste ano, o que corresponde a uma retração de 24,7%. Os dados apontam que a desaceleração no número de mortes vem acompanhada do reforço no policiamento ostensivo e preventivo, além do emprego de novas viaturas para atuarem em áreas estratégicas, assim como pela intensificação das investigações e dos trabalhos de inteligência.
Na Região Sul do Ceará, a redução foi de 27%, baixando de 74 crimes no quinto mês de 2024, para 54, no sexto mês. Por último, no Interior Norte, a diminuição foi de 3,8%, reduzindo de 80 para 77 CVLIs, entre os meses. Os CVLIs englobam os crimes de homicídio doloso, feminicídio, lesão corporal seguida de morte e latrocínio. É importante destacar também que o mês de junho teve a menor média diária de CVLI desde janeiro de 2024, ficando abaixo de nove por dia, com 8,63 vítimas/dia.
As ações e os investimentos voltados à segurança pública continuarão para que o indicador siga em tendência de redução e, consequentemente, a comparação entre os próximos meses deste ano e os meses de 2023 também possam apresentar diminuição. No Ceará, foram registrados, no mês passado, 259 CVLIs, e em junho de 2023, 211.