Curso de Geoprocessamento Aplicado a Incêndios Florestais prepara bombeiros militares para combater desastres ambientais

2 de julho de 2024 - 14:15 # # #

 

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) está promovendo um treinamento inovador voltado para a capacitação de bombeiros militares. A capacitação promove o uso de tecnologias de geoprocessamento e sensoriamento remoto para aprimorar as ações de monitoramento e combate a incêndios florestais.

O Curso de Geoprocessamento Aplicado a Incêndios Florestais (CGIF) – Turma I/2024 busca equipar e capacitar os bombeiros militares do Estado do Ceará para o exercício de funções de monitoramento e gerenciamento de incêndios florestais, utilizando ferramentas de geoprocessamento e sensoriamento remoto, a fim de aprimorar a eficácia das ações de prevenção, monitoramento e combate aos incêndios florestais na região.

Com uma carga horária total de 80 horas, o curso contempla em seu conteúdo programático sobre o comportamento do fogo em incêndios florestais, reconhecimento e processamento de dados de focos de calor e cicatrizes de fogo, uso de ferramentas computacionais de geoprocessamento e aplicativos e softwares auxiliares.

De acordo com o coordenador do curso, capitão BMCE Davi Teixeira Gomes, o objetivo é capacitar tecnicamente os profissionais para atuar no combate a incêndios florestais. “O objetivo do curso é fornecer aos profissionais uma variedade de conhecimentos que os auxiliem durante o gerenciamento desses incêndios. Durante o combate, eles precisam analisar diversas informações para tomar decisões acertadas no momento da supressão do fogo. Além disso, o uso de técnicas de geoprocessamento permite mapear áreas mais suscetíveis a incêndios, contribuindo para o planejamento e gestão ambiental”, pontua o oficial.

Ao todo, 22 bombeiros militares do Ceará que atuam em municípios como Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Limoeiro do Norte, Quixadá, Quixeramobim, Juazeiro do Norte, Crato, Crateús e Tauá estão participando dessa capacitação. Em breve, estarão aptos a realizar as técnicas de monitoramento e gerenciamento de incêndios florestais no território cearense, fortalecendo assim a atuação dos bombeiros militares na prevenção e combate a esses desastres ambientais.

O curso está acontecendo de forma presencial, na 1ª Companhia de Incêndio Florestal do 5º Batalhão de Bombeiro Militar, na cidade de Crato, e segue até o dia 10 de julho deste ano.