Em cerimônia coletiva, Codes/SSPDS empossa 14 novos Conselhos Comunitários de Defesa Social
15 de junho de 2024 - 15:56 #CISP #Codes/SSPDS #conselho comunitário de defesa social #Posse coletiva
Sob o lema “Unidos somos mais fortes”, a Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE) realizou uma cerimônia coletiva para empossar 14 novos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS). Os novos CCDS irão contemplar bairros na Capital e cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O evento de posse dos novos conselheiros aconteceu na manhã deste sábado (15), na sede da SSPDS, que fica no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza.
“Este é um momento importante para a Segurança Pública em nosso Estado. A participação popular é fundamental em qualquer democracia, pois ela fortalece nossas bases ao colocar em destaque as reais necessidades de nossas comunidades. Como conselheiros comunitários de defesa social, vocês desempenham um papel vital em tornar o Ceará um lugar mais seguro e inclusivo. Segurança Pública inclusiva significa que todos devem se sentir seguros e bem acolhidos, e isso só é possível com a colaboração entre as comunidades, organização civil e o governo”, destacou o secretário executivo de inteligência e defesa social da SSPDS, delegado Filardi.
O coordenador da Codes, capitão J. Fernandes, que realizou o cerimonial de posse dos novos conselheiros de defesa social, ressaltou o importante trabalho realizado por cada membro do CCDS. “Cada conselheiro aqui exerce um papel fundamental dentro da sua comunidade. É um papel de protagonista. Vocês, senhoras e senhores, que não esperaram tão somente, que estão opinando, estão do lado das forças do Estado, viram dentro de si uma força capaz de mudar aquilo que estava ao seu redor, que estava ao redor de sua comunidade. E nós sabemos, que nos conselhos comunitários a partir de formados, eles têm vários locais de atuação, têm vários campos, a defesa social que nós trabalhamos é algo muito amplo, é tornar aquele arcabouço protetivo, capaz de dar uma vida digna, uma vida boa para as pessoas. Não só a questão da segurança, mas a defesa social vai muito além disso”, ressaltou ele.
Ao todo, a cerimônia realizou a posse de 150 novos conselheiros comunitários de defesa social, que irão atuar em 14 conselhos. Em Fortaleza, serão oito novos conselhos, que ficam nos bairros Pedras e Messejana – Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza; Monte Castelo e Centro (AIS 4); Parangaba (AIS 5); Edson Queiroz (AIS 7); Novo Mondubim (AIS 9) e São João do Tauape (AIS 10). Já na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), ficam nos bairros Jereissati I, Colônia e Timbó, em Maracanaú (AIS 12); nos bairros Araturi e Icaraí, em Caucaia (AIS 11); e na cidade de São Gonçalo do Amarante (AIS 23).
Estiveram presentes na cerimônia, o secretário executivo de inteligência e defesa social da SSPDS. delegado Filardi; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), coronel Cláudio Barreto; o tenente-coronel Gonçalo Eduardo Barreto, da Diretoria de Estratégia de Segurança Pública (Diesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp); e o comandante do Comando da Polícia Militar para Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), tenente-coronel Mendes.
Após a oficialização da posse dos novos conselhos, os presidentes do Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS) da comunidade da Colônia, em Maracanaú, e do bairro Dendê, em Fortaleza, subiram ao palco e discursaram para os novos conselheiros.
“Eu gosto de dizer, para cada um de nós, que o nosso trabalho é belíssimo. E é de grande valia para cada um de nós esse desempenho e esse desenvolvimento, para que possamos trazer bons resultados para as nossas comunidades e formarmos, realmente, cidadãos para o bem. Continuamos nessa luta do mundo de paz, onde tanto nós almejamos nesse momento. E, se Deus quiser, nós vamos conseguir”, afirmou a presidente do CCDS de Maracanaú, professora Quinha.
“Nós que trabalhamos na ponta, acho que 99% dos CCDS são de periferias de Fortaleza e da Região Metropolitana, sabemos da dificuldade de executar um trabalho social de inclusão dentro das periferias. O trabalho é árduo, não é fácil. Então é uma nova missão, um novo momento para o CCDS. E eu quero deixar uma mensagem hoje em gratidão. A nossa missão enquanto prevenção é tão importante quanto a ostensiva”, concluiu o presidente do CCDS do bairro Dendê, Pedro Caula.