Polícia Militar apreende três espingardas e resgata 28 pássaros silvestres no interior do Ceará

13 de junho de 2024 - 15:45 # # # #

Uma ação da Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), resultou, nessa quarta-feira (12), na apreensão de três armas de fogo e no resgate de 28 pássaros silvestres no município de Frecheirinha – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado. As espingardas artesanais e as aves foram apreendidas no bairro Sítio Pau Branco e entregues a uma unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).

A composição do BPMA estava em patrulhamento, quando recebeu informações indicando suspeitos de criação de aves silvestres e posse de armas de fogo. Ao se dirigirem ao local do fato, a equipe policial avistou os pássaros engaiolados na área externa de três imóveis.

Nas diligências, os pássaros foram contabilizados da seguinte forma: três papa-capim, três bigodeiros, três gola, seis laços de fita, três campinas, cinco periquitos do sertão, uma rolinha, um cancão e dois primavera; totalizando 28 pássaros silvestres apreendidos. Três espingardas artesanais também foram apreendidas na ação.

As aves foram levadas para a Delegacia Regional de Tianguá, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) onde foi lavrado um Boletim de Ocorrência (BO) sobre o caso. Os pássaros foram levados a centros de triagem do Ibama, para receberem os devidos cuidados e, posteriormente, retornarem aos seus habitats naturais.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias podem ser encaminhadas ainda para o número (88) 3437-1888, da Delegacia Regional de Tianguá. O sigilo e o anonimato são garantidos.