Aesp oferece curso de pós-graduação gratuito a servidores ligados aos órgãos de Segurança Pública do Ceará

13 de junho de 2024 - 11:11 # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) está ofertando mais uma edição do Curso de Especialização em Metodologia e Didática do Ensino em Segurança Pública (Cemdesp). As inscrições começam nesta quinta-feira (13) e se estendem até o dia 05 de julho. A qualificação é totalmente gratuita, voltada a servidores públicos efetivos e em atividade nos órgãos vinculados à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), portadores de diploma de nível superior – licenciatura ou bacharelado nas mais diversas áreas de conhecimento.

São ofertadas 40 vagas para essa edição do Cemdesp. Os interessados podem acessar o formulário deste link para o processo de inscrição. A seleção será de caráter classificatório. As informações sobre documentação, prazos e critérios estão neste outro link.

A especialização tem como objetivo proporcionar aos profissionais de segurança pública das diferentes áreas o conhecimento das bases teórico-metodológicas e didático-pedagógicas que norteiam o ensino. O conteúdo possibilita aos discentes um espaço de reflexão sobre este campo de estudo, sobre as competências necessárias aos profissionais da área e sobre modos de transmissão e construção de saberes nos diversos espaços pedagógicos.

“Esta será a segunda edição do Cemdesp. Esse é um curso já autorizado e reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação e que deve oferecer uma qualificação muito valorosa aos profissionais de Segurança Pública e Defesa Social. Mais uma vez, esta Academia é chamada a cumprir – e cumpre – a sua função de ensinar, de formar e de multiplicar o conhecimento”, aponta o diretor-geral da Aesp, delegado Leonardo Barreto.

A primeira edição foi promovida ainda em 2019, com 33 concludentes, encerrada no ano seguinte.

A orientadora da Célula de Pós-Graduação, Ana Paula, ressalta que a instituição vem promovendo cursos de especialização e que esse nível de formação eleva de um modo geral os quadros ligados à SSPDS. “A Aesp já realizou 11 cursos de pós-graduação lato Sensu. O Cemdesp faz parte dos quatro cursos que a Aesp realiza, a exemplo do Curso de Especialização em Altos Estudos de Segurança Pública, do Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública e do Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública”, complementa.