PMCE realiza resgate de dois gaviões na Região Norte e na Região Metropolitana de Fortaleza

12 de junho de 2024 - 15:30 # # # # #

Em ocorrências distintas realizadas pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), dois gaviões foram resgatados na Região Norte do Estado e na Região Metropolitana de Fortaleza. Os dois animais foram resgatados nessa terça-feira (11), nas cidades de Sobral, que pertence à Área Integrada de Segurança (14) do Ceará, em Caucaia, na AIS 11 da RMF.

Na tarde dessa terça, uma equipe de policiais do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) foi acionada para o resgate de um gavião carcará no bairro Cidade Pedro Mendes Carneiro, em Sobral. No local, os policiais mantiveram contato com um homem que acionou a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

O homem informou que estava transitando por uma rodovia federal quando avistou o animal às margens da pista. Após o resgate, o gavião foi levado para uma hospital veterinário na cidade de Sobral, onde irá receber os cuidados necessários para ser devolvido ao seu habitat natural.

Resgate na Região Metropolitana

Ainda nessa terça, durante a noite, os policiais militares do BPMA foram acionados para atender uma ocorrência de resgate de um gavião no 12° Batalhão Policial Militar (12º BPM), no município de Caucaia. No batalhão, os policiais resgataram a ave, que estava com um ferimento em uma das asas. O animal foi levado para um hospital veterinário para receber tratamento e ser devido à natureza.

Dicas de prevenção de busca e resgate de animais

Mantenha distância e observe. Evite se aproximar ou interagir com o animal, pois isso pode causar estresse e comportamentos agressivos. Evite alimentar animais silvestres, pois isso pode incentivar sua presença em áreas urbanas, o que pode levá-los a se aproximar de residências em busca de comida, causando conflitos e situações perigosas para ambas as partes.

Mantenha seu ambiente seguro. Verifique se a sua residência possui aberturas e rachaduras que podem servir de acesso para animais silvestres, como cobras. Mantenha portas e janelas bem fechadas, principalmente, em áreas próximas a terrenos baldios ou áreas verdes. Conscientize a comunidade: incentive seus vizinhos a adotar práticas de prevenção e respeito aos animais, evitando assim atitudes que possam colocar em risco tanto os animais, como os moradores.

Por fim, ao avistar um animal silvestre em uma situação de risco ou que possa representar perigo para a comunidade, acione o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) ou o Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE). Eles têm equipes treinadas para lidar com resgates seguros.