Soldado da PMCE vai representar o Ceará em competição internacional de Jiu-Jitsu no Rio de Janeiro
4 de junho de 2024 - 17:44 #Atleta #Campeonato internacional de Jiu-Jitsu #Esportes #PMCE #Soldado PM
Para além da promoção da Segurança Pública para a sociedade cearense, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) se preocupa, também, com a promoção da saúde, da qualidade de vida e da prática esportiva dos policiais militares que compõem os quadros da corporação. Com essa preocupação, a PMCE desenvolve uma competição anualmente para atletas de Jiu-Jitsu, a Copa Raça de Fortes. A competição engaja todos os servidores vinculados à Segurança Pública do Ceará.
O soldado da PMCE, Sérgio Cardoso, lotado no Comando de Policiamento da Capital (1º CRPM), vem se tornado um nome de destaque entre os competidores, chegando ao pódio mais alto nas duas edições da competição. No ano passado, o militar foi campeão e neste ano defendeu seu título da Copa Raça de Fortes de Jiu-Jitsu. Seu último pódio foi na edição deste ano, que ocorreu durante a programação da semana de aniversário de 189 anos da Polícia Militar.
Cardoso, que comemorou seu bicampeonato há duas semanas, agora se prepara para representar o Ceará em uma competição a nível internacional. O militar irá participar, juntamente com outros três alunos, da “Abu Dhabi Grand Slam Jiu-Jitsu World Tour”, evento que ocorrerá entre os dias 19 e 21 de julho, na Arena Carioca, no estado do Rio de Janeiro. Esta será a segunda participação do policial militar cearense na competição, que já lutou em 2017 na categoria faixa preta.
Além do militar, também irão ao Rio de Janeiro três atletas de um projeto pessoal do soldado Sérgio Cardoso, que tem como principal objetivo o desenvolvimento social utilizando o esporte Jiu-Jitsu e a arte marcial como ferramentas para a transformação humana.
Dentre o grupo que representará o Ceará no estado carioca, está o aluno Lucas Lemos, que reforçou o apoio que recebeu do professor Sérgio Cardoso no esporte. “Desde que comecei no Jiu-Jitsu, o professor Sérgio Cardoso sempre me apoiou e me incentivou muito. Isso me fez querer evoluir cada vez mais para me tornar um atleta de Jiu-Jitsu. Com o apoio do professor, eu já conquistei títulos importantes no Estado e agora, junto com ele, estou me preparando para um grande desafio que é disputar o Abu Dhabi Grand Slam, no Rio de Janeiro”, ressaltou o estudante de Educação Física e atleta de Jiu-Jitsu.
O militar reconhece a importância da prática esportiva não somente para ganhar troféus, mas também do benefício pessoal que a atividade física proporciona para quem a pratica. Para a atividade policial, as vantagens se tornam ainda maiores. “O Jiu-Jitsu é essencial para o trabalho policial enquanto arte marcial de combate. Buscamos incentivar a prática dentro da corporação e também na sociedade como um todo”, destacou o soldado da PMCE, Sérgio Cardoso.