Corpo de Bombeiros apaga incêndio em Caucaia

4 de junho de 2024 - 11:53 # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) debelou um incêndio registrado, na tarde dessa segunda-feira (03), no município de Caucaia – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado. O fogo atingiu um imóvel no bairro Capuan e rapidamente se alastrou pela estrutura da casa, destruindo o telhado e consumindo diversos bens pessoais e eletrodomésticos.

Foram usados 2.500 litros de água para realizar o combate ao fogo e o rescaldo. Embora ainda seja necessária uma perícia para determinar a causa exata do incêndio, a suspeita inicial é de que tenha ocorrido um vazamento de gás de cozinha, o qual, ao entrar em contato com alguma fonte de ignição, provocou a combustão.

Prevenção

Atitudes simples, como desligar o registro do gás de cozinha e o quadro de energia elétrica quando não estiverem em uso, podem contribuir significativamente para a redução de incidentes. A manutenção regular de equipamentos elétricos e do kit que compõem a ligação com o gás de cozinha, incluindo o registro, a mangueira e a braçadeira, é fundamental para prevenir acidentes.

A parceria entre a comunidade e os serviços de emergência é essencial para garantir a segurança de todos. Neste caso específico, a rápida resposta dos bombeiros militares contribuiu para que o incêndio não se alastrasse para outros imóveis nas proximidades.

A manutenção da rede elétrica residencial deve ser realizada a cada cinco anos, assim como a troca do kit de gás de cozinha. Essas medidas, juntamente com atitudes simples do dia a dia, podem fazer toda a diferença na prevenção de incêndios domésticos.

Balanço

Segundo dados do Corpo de Bombeiros, nos cinco primeiros meses de 2024, entre janeiro e maio, foram registrados 606 incêndios em residências, um aumento de 17,21% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram contabilizadas 517 ocorrências dessa natureza. Em 2024, os meses com maior número de incêndios em residências foram abril (139), janeiro (134), seguidos por fevereiro e março, ambos com 117 incêndios cada. Já em 2023, março (120), abril (119) e maio (107) lideraram as estatísticas.

Com informações da Ascom do CBMCE.