Aesp inicia curso de Capacitação e Habilitação para Regentes de Bandas Militares
4 de junho de 2024 - 10:31 #Aesp/CE #Capacitação e Habilitação para Regentes de Bandas Militares #CBMCE #PMCE
A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) deu início, nesta segunda-feira (03), ao Curso de Capacitação e Habilitação para Regentes de Bandas Militares. A qualificação é voltada a oficiais e subtenentes músicos da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), se estendendo até o fim deste mês.
As atividades do curso são presenciais e totalizam 80 horas/aula. O objetivo é formar o aluno para a prática da regência musical voltada para o meio militar, o que inclui liderança, estratégia e gestão de pessoas, além de formação de repertório militar, de modo a habilitar o futuro regente para as ações ligadas à Banda de Música.
“Nós buscamos sempre a excelência do padrão musical da Banda de Música. O regente tem que ser capaz, porque para reger não é só você estar à frente, conduzindo a banda, mas ter conhecimento e propriedade daquilo que você está executando, para que não caia aquele padrão que já está estabelecido”, observa o comandante da banda e coordenador do curso, capitão PM Ramos.
Na qualificação, a matriz curricular abrange disciplinas como teoria musical, estudo da regência e prática de regência militar. O curso segue até 28 de junho, em sua terceira edição, e envolve 10 alunos, sendo sete policiais militares e três bombeiros militares.
Palestra marca primeira aula do curso
Uma palestra foi proferida pelo maestro Walter Célio de Oliveira, coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), sob o tema “A Rotina do Regente Militar”. O maestro explicou à turma os pontos fundamentais da atividade e a necessidade de qualificação para o bom desempenho da função.