Alunos do Colégio do CBMCE passam por treinamento de técnicas para o Suporte Básico de Vida (SBV)

3 de junho de 2024 - 16:31 # # #

Com o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre o atendimento pré-hospitalar entre os mais jovens, o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) está promovendo um curso de Suporte Básico de Vida (SBV) para os alunos do colégio do CBMCE. Atualmente, a formação básica está sendo ministrada para todos os alunos do nono ano, que deverão concluir o curso até o final do mês de junho.  As demais turmas irão receber o treinamento no segundo semestre deste ano.

O treinamento visa ampliar o conhecimento dos alunos com relação a técnicas de suporte básico de vida (SBV), reanimação cardiopulmonar (RCP), sobre o uso do desfibrilador automático externo (DEA) e técnicas para a desobstrução de vias aéreas. Além de preparar os alunos para atendimento básico a situações com pacientes críticos, como casos de parada cardíaca, parada respiratória ou casos com obstrução de vias aéreas, que são pacientes que precisam de atendimento o quanto antes até a chegada de uma ambulância.

Reanimação Cardiopulmonar (RCP)

A reanimação cardiopulmonar (RCP) é uma técnica de salvamento que combina compressões torácicas e respirações artificiais para manter a circulação sanguínea e a oxigenação em uma vítima de parada cardíaca ou respiratória.

Desfibrilador Automático Externo (DEA)

O Desfibrilador Automático Externo (DEA) é um dispositivo portátil capaz de analisar o ritmo cardíaco e aplicar um choque elétrico para restabelecer o ritmo normal em vítimas de parada cardíaca súbita. Os DEAs estão amplamente disponíveis em locais públicos e podem ser usados por qualquer pessoa que tenha um treinamento básico.

Desobstrução de Vias Aéreas

A desobstrução de vias aéreas envolve a remoção de qualquer objeto que esteja bloqueando a passagem de ar em uma vítima de engasgo. A manobra de “Heimlich” é uma técnica usada para desalojar o objeto e restabelecer a respiração da vítima.

Saber realizar as técnicas de Suporte Básico de Vida de forma correta pode garantir que uma vítima de parada cardíaca ou parada respiratória possa receber um atendimento mais avançado por socorristas e até mesmo salvar a vida das vítimas. Desta forma, o Colégio do CBMCE promove esse treinamento para os alunos.

Com informações da Assessoria de Comunicação do CBMCE