Operação Opus: ofensiva da SSPDS na Paupina resulta em capturas e apreensões de drogas e veículos

25 de maio de 2024 - 17:40 # # # # # # # #

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), deflagrou a Operação Opus. Os trabalhos aconteceram, nessa sexta-feira (24), em um residencial no bairro Paupina – Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza, e resultaram em capturas, apreensões de drogas e veículos.

O trabalho ofensivo foi desenvolvido com base em estudos de dados fornecidos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS, com a finalidade de de coibir Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs).

Na ofensiva, um homem de 43 anos, com antecedentes por roubo, foi localizado pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) durante as abordagens preventivas realizadas na região. Contra ele, constava um mandado de prisão definitivo pelo crime mencionado. Em outra abordagem, uma adolescente, de 17 anos, foi encontrada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) com 18 gramas de cocaína. Ela foi conduzida à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) da PCCE, onde foi instaurado um procedimento.

Além da prisão do homem e da condução da adolescente, a Operação Opus ainda resultou na apreensão de mais 100 gramas de cocaína, balanças de precisão e tesouras, além da abordagem a cerca de 110 veículos, sendo que 10 ficaram retidos por irregularidades e quatro foram autuados. O CBMCE emitiu duas notificações por irregularidades.

Operação Opus

Sob a coordenação da Copol/SSPDS, participam dessa edição: equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), da Coordenadoria de Inteligência (Coin/SSPDS) e da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). A Operação Opus foi realizada na Paupina, nesta sexta-feira (24) e dará continuidade, por um período de um mês, nos residenciais da região e em outros pontos da Região Metropolitana de Fortaleza.

A população pode contribuir com o trabalho policial repassando informações que auxiliem nas investigações. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.