Dia Internacional das Crianças Desaparecidas: PCCE promove panfletagem para orientar a população em caso de desaparecimentos

25 de maio de 2024 - 15:47 # # #

Em caso de desaparecimento de uma criança, não espere, registre a ocorrência  imediatamente! Neste dia 25 de maio, data em que é comemorado o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) realiza panfletagem orientando a população sobre a importância da comunicação imediata de casos de desaparecimento. 

Efetuando essa ação de conscientização, equipes da 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP/PCCE), unidade especializada em desaparecimentos, realizam durante o dia de hoje, uma panfletagem sobre o que fazer nesses casos. Os momentos estão ocorrendo em diversos pontos da Capital: Praia de Iracema, Terminal Rodoviário João Thomé, Terminal Papicu, Shopping Iguatemi, Shopping RioMar Kennedy, Shopping Benfica e Aeroporto Internacional Pinto Martins. 

Conforme a delegada da 12ª DHPP, Patrícia Aragão, ao perceber que uma criança desapareceu, deve-se procurar o mais rápido uma unidade policial para fazer o registro. “As chances dessa criança ser encontrada, diminuem consideravelmente  com o passar das horas. Neste ano, tivemos êxito nas operações de buscas de crianças desaparecidas em Fortaleza, todas localizadas com vida”, comenta.

“Um conjunto de fatores contribuiu para esse resultado: o comprometimento da 12ª DHPP, a integração entre os órgãos de segurança, o uso da tecnologia e das redes sociais, e principalmente, a rápida comunicação do fato às autoridades”, indica a titular. 

O que fazer em caso de desaparecimento?

Reúna informações: colete documentos e fotos da criança;

Faça o boletim de ocorrência: vá a delegacia mais próxima ou registre pela internet;

Pergunte sobre os próximos passos: informe-se com o policial que fez o atendimento. 

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As informações também podem ser repassadas pelo número (85) 3257-4807 ou para o (85) 99111-7498, o WhatsApp do DHPP, por onde podem ser enviadas fotos, áudios e vídeos. O contato também pode ser realizado pelas redes sociais, por meio do perfil @desaparecidosdhppce no Facebook e Instagram. Não é necessário se identificar. O sigilo da fonte é garantido.