Bombeiros Militares resgatam vítima de entorse durante trilha em Pacatuba

20 de maio de 2024 - 15:31 # # # # #

Uma mulher foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), neste domingo (19), após sofrer uma entorse no joelho enquanto participava de uma trilha na serra da Pacatuba, na Área Integrada de Segurança 24 (AIS 24) do Estado. A vítima se lesionou quando retornava pela trilha da Bica das Andreias. Ela foi resgatada e conduzida para uma unidade hospitalar, onde realizou avaliação médica.

Os bombeiros militares foram acionados pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para realizar um resgate na Serra da Pacatuba. A vítima torceu o joelho enquanto iniciava o retorno da trilha, a cerca de dois km do destino final. Imediatamente, amigos improvisaram uma maca feita de bambu e lona para facilitar o transporte da vítima até um ponto seguro.

Assim que foram acionados, os bombeiros foram até o local indicado e uniram esforços com o grupo de amigos da vítima para realizar seu resgate. Após alcançarem o final da trilha, a mulher foi encaminhada em um carro particular para uma unidade hospitalar, onde passou por uma avaliação médica.

Prevenção e Preparo

O caso serve como um alerta para os praticantes de atividades ao ar livre, especialmente em trilhas. É fundamental estar preparado para imprevistos, seguir as orientações de segurança e ter em mente que acidentes podem acontecer. Diante disso, o Corpo de Bombeiros lista algumas orientações sobre esses cuidados:

• Planeje sua trilha com antecedência e escolha rotas adequadas ao seu nível de experiência e condição física. Além disso, é importante verificar as condições climáticas. Leve água, comida e equipamentos de segurança.
  • Comunique seu roteiro e informe a alguém sobre o horário previsto de retorno.
  • Tenha cuidado ao caminhar, evite distrações, utilize calçados adequados e esteja atento ao tipo de terreno.
  • Em caso de acidente, mantenha a calma e ligue para o número de emergência. Siga as instruções dos profissionais e aguarde a chegada do resgate.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do CBMCE.