Abips comemora conquistas acolhendo servidores, colaboradores e fortalezenses em dia festivo
15 de maio de 2024 - 17:34 #Abips #Abips/SSPDS #Mundo SSPDS #Nutrição #Saúde mental #Saúde Nutricional #SSPDS 27 anos
Que tal começar o dia com um escalda pés com ervas relaxantes e óleo de lavanda? Ou, quem sabe, receber uma massagem com liberação miofascial, um shiatsu express ou uma ventosaterapia? O tratamento VIP ofertado pela Assessoria de Assistência Biopsicosocial (Abips) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) aos servidores, colaboradores e fortalezenses em geral é uma amostra grátis do tratamento oferecido aos agentes das Forças de Segurança no dia a dia. Com o apoio de parceiros, a Abips ainda vai um pouco mais longe e fornece também aferição de pressão arterial e orientação jurídica ao amplo público nessa quarta-feira (15). Os atendimentos fizeram parte da programação do Mundos SSPDS, em comemoração ao aniversário de 27 anos da pasta.
Durante a exposição Mundo SSPDS, a Abips dispôs de um stand para divulgar o próprio trabalho nos outros 364 dias do ano. “Estávamos em uma fase de transição na comemoração do aniversário da SSPDS do ano passado. Esse último ano foi uma fase de mudança para o Cisp e, após essa reestruturação, implantamos novos serviços. Hoje, temos o prazer de comemorarmos os 27 anos da SSPDS de casa nova, com mais serviços de Fisioterapia e Nutrição e todo o apoio dos nossos parceiros: para proporcionar a experiência do atendimento fornecido pela Abips aos agentes das Forças de Segurança”, comenta a psicóloga e coordenadora da Abips, Bruna Gadelha.
“A mudança para o Cisp mudou tanto estruturalmente, quanto a recepção e os tipos de serviços fornecidos aos servidores e colaboradores. Estamos com mais salas de atendimento e em uma estrutura personalizada, para que o funcionário chegue aqui e se sinta em uma estrutura montada para ele. A Abips, agora, fica no Centro de Convivência do Cisp, com estacionamento próprio. Então, esse servidor, ou colaborador, pode vir direto, sem sequer passar por nenhuma outra estrutura da Segurança Pública, e sempre será muito bem recepcionado”, complementa a psicóloga, acrescentando que os investimentos na estrutura valorizam o servidor.
“Os servidores, colaboradores e a comunidade em geral tem muito o que comemorar nesses 27 anos da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará. Se olharmos outros estados, percebemos que a SSPDS é um órgão diferenciado e inovador. Não é todo estado que conta com uma estrutura de saúde dessas para cuidar dos próprios funcionários – e nós temos aqui. Então, acho que o Governo do Ceará e a Secretaria de Segurança Pública fazem a diferença. Há muito o que comemorar nestes 27 anos da SSPDS e, se o servidor e colaborar tem o que comemorar, a população pode contar com um melhor serviço prestado para o benefício de todos”, finaliza.
Saúde Mental e Qualidade de Vida
As outras duas atrações, para o dia em que a SSPDS comemora 27 anos de história, foram as palestras: “Saúde Mental” e “Nutrição e Qualidade de Vida”, que aconteceram no período da tarde na sala de reunião da Abips. Com uma conversa franca e direta, a psicóloga Joyce Rocha, da Abips, e a nutricionista Elisa Castro, professora da Unifanor Wyden, protagonizaram duas rodas de conversa. O objetivo foi alertar o público sobre a importância de dedicar algum tempo da rotina diária para cuidar da saúde física e mental.
“O que temos observado é que poucas pessoas, realmente, conseguem ter uma saúde equilibrada. E isso não apenas na Segurança Pública. Eu, mesmo, não tenho uma noite de sono legal. Ando muito acelerado, embora me alimente de forma correta, faça exercícios físicos e tenha melhorado os meus hábitos de um tempo para cá. Em parte, isso acontece em decorrência das preocupações, e também ando acordando para estudar e tenho que trabalhar. A minha meta é cumprir essas oito horinhas de sono aí e poder ter uma saúde de qualidade daqui para frente”, testemunha o sargento Dantas, da Ciopaer.
“Todos nós vivemos num tempo onde há muitas obrigações, muitas responsabilidades. Então, para inserir o descanso nessa rotina é importante, primeiro, perceber aquilo que te traz relaxamento. Pode ser dormir, assistir um filme, ir ao shopping ou tomar um café com os amigos. E aí, você precisa colocar isso na sua rotina. Pode ser uma atividade como essa no meio da semana e outra no final de semana. É assim como você consegue se recarregar. E é esse recarregamento que vai te trazer mais energia pra acompanhar a rotina”, sugere a psicóloga Joyce Rocha.
Outro aliado do bem-estar é cuidar da saúde nutricional, o que requer administrar hábitos alimentares saudáveis. “A mudança não vai se adaptar a você, é você quem precisa se adaptar a essa mudança”, recomenda a nutricionista convidada pela Abips. Esse processo de reeducação também não tem haver com nenhum “modismo nutricional”. “Não adianta entrar de cabeça em uma dieta através de estratégia alimentar e não conseguir progredir para um estilo de vida”, conclui Elisa Castro.