Apresentações com os animais das Forças de Segurança surpreendem o público durante o 27° aniversário da SSPDS
15 de maio de 2024 - 18:35 #27° aniversário da SSPDS #animais #Forças de Segurança #PCCE #Polícia Militar do Ceará #segurança #SSPDS
Texto: Tainá Ribeiro
Quando se trata de impressionar, os animais das Forças de Segurança do Ceará são um verdadeiro espetáculo. O trabalho desses animais faz toda a diferença na rotina dos profissionais da SSPDS, auxiliando em ocorrências com rapidez e eficiência. Eles estão presentes na Polícia Militar do Ceará (PMCE), no Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e na Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Durante a comemoração do 27º aniversário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), nesta quarta-feira (15), passeio a cavalo e apresentações de cães foram os destaques do evento.
PMCE
Os passeios a cavalo, que marcaram a abertura do evento, foram realizados pelo Regimento de Polícia Montada Coronel Moura Brasil (RPMont) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e estavam abertos ao público geral. Muitas crianças e adultos tiveram a oportunidade de vivenciar a experiência. A sargento Rafaela Marques, integrante do RPMont da PMCE, falou sobre a preparação dos cavalos para o evento.
“Nossos cavalos são preparados tanto para o policiamento ostensivo quanto para esse tipo de evento que envolve o público civil. Os animais são bem tranquilos, treinados e preparados para os passeios a cavalo voltados à comunidade, proporcionando a sensação de uma verdadeira montaria”, explicou a oficial.
Além disso, a sargento expressou a satisfação de participar do evento. “Para nós, do RPMont, foi uma grande satisfação participar do evento de aniversário da SSPDS. É uma honra, pois é mais uma forma de mostrar o serviço da segurança pública em prol da população. Vemos a felicidade das pessoas durante o passeio, uma novidade para a maioria que nunca montou. Apesar do porte e da robustez, o cavalo é um animal dócil e conquista a gente, acabamos nos apegando”.
A dona Madalena da Silva veio conferir o evento e aproveitou para dar um passeio a cavalo. Ela mencionou que andar a cavalo era um de seus sonhos, que foi realizado durante o 27° aniversário da SSPDS. “Eu me senti um máximo! Era um dos meus sonhos andar a cavalo! Foi muito bom, muito gratificante e tranquilo”, disse ela.
Já o Batalhão de Policiamento de Choque (CPChoque) da PMCE foi a primeira equipe a realizar uma apresentação com a Companhia de Policiamento com Cães (CPCães). Os policiais militares, sargento Moraes, sargento Delfino Vieira e o soldado Allyson, demonstraram como é fundamental o companheirismo entre os condutores e seus cães. A apresentação foi iniciada pelo binômio (cão e humano), soldado Allyson e seu “cãopanheiro”, o Pastor Alemão Eddy, que demonstraram para o público o adestramento e o faro impressionante do animal. Na ocasião, os policiais esconderam uma pequena quantidade de entorpecente, que foi localizada por Eddy em poucos segundos.
Na segunda apresentação, o sargento Moraes e seu cão, da raça Springer Spaniel de Gales, chamado Jimmy, realizaram uma demonstração de diversos comandos utilizados no treinamento do cão de “Show Dog”, como fingir-se de morto, dar a patinha, fazer uma posição elegante, entre outros.
De acordo com o sargento Delfino Vieira, do CPCães da PMCE, os cães da companhia estão sempre preparados para eventos com o público, além de estarem habilitados para serviços operacionais e de faro. “Os nossos cães estão sempre preparados para este tipo de evento, como também habilitados para prestar serviços operacionais e de faro”, comentou o oficial.
Para Germana Araújo, assistente social da Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) da SSPDS, o mais interessante é ver a forma como o adestramento é realizado. “É muito interessante vermos como os cães são adestrados, porque nós, que somos de fora, não sabemos como o treino é realizado, não sabemos como é a rotina deles. Esse tipo de informação ser disponibilizada aqui para a comunidade é ótimo. Existem muitos mitos sobre como funciona o treinamento e adestramento desses cães. E é bacana a gente ficar por dentro de tudo isso”, finalizou ela.
Polícia Civil
As apresentações no período da tarde foram iniciadas pelos policiais civis da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (Denarc) da PCCE. O Pastor Alemão Shiryu, já conhecido pelo seu faro super apurado para 12 tipos diferentes de entorpecentes, participou de uma atividade interativa com os inspetores. Para o inspetor Vitor, a demonstração simula o que acontece na vida real, onde Shiryu precisa localizar entorpecentes escondidos em diversas bolsas. “Simulamos o que acontece na realidade. Hoje, por exemplo, fizemos uma fila indiana com as mochilas, simulando uma abordagem a um ônibus. Em uma dessas mochilas, está escondida uma pequena quantidade de entorpecentes. Quando damos o comando, Shiryu detecta o odor de droga vindo de uma das bolsas”, explicou ele.
Os irmãos Ícaro, Caio e Karen Arraes estiveram presentes no evento e acharam a apresentação de Shiryu impressionante. “Achei muito legal o nome do cachorro e como eles fazem a abordagem das mochilas e de outras coisas”, disse Ícaro. Para Karen, o mais impressionante foi como o animal conseguir farejar o entorpecente. “Achei bem legal que Shiryu consegue perceber as drogas, mesmo sendo de uma pequena quantidade”.
“Achei bem interessante, principalmente a parte em que eles demonstram as habilidades do cachorro com o truque da bola. Após encontrar o entorpecente, ele ganha o brinquedo como sistema de recompensa para trabalhar pelo bem da sociedade”, disse Caio Arraes.
CBMCE
A Companhia de Busca com Cães (CBCães) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) chamou a atenção do público com a fofura e expertise dos cães. Na apresentação, destacaram-se a cadela Cléo, da raça Pastor Belga de Mallinois e nova integrante da CBCães, filha do Shiryu, cão da Denarc da PCCE. A grande surpresa foi a presença da labradora Nala, famosa por seus diversos salvamentos, acompanhada de dois dos seus filhotes que já estão sendo treinados.
O capitão Eliomar, comandante da CBCães, comentou sobre essa interação dos filhotes com o público. “Trouxemos alguns filhos da Nala para que isso já faça parte do treinamento deles. Apesar de ser uma alegria para todos, poder tirar fotos e pegar nos filhotes, isso já é utilizado como treinamento para que eles se dessensibilizem às pessoas e gostem dessa interação. Tudo é pensado no futuro deles, para que possam atuar em desastres e resgatar vítimas”, explicou o oficial.
Para a estudante Rebeca Ferreira, os cães dos bombeiros são extremamente importantes para atuarem em resgates. “A importância deles é evidente nos dias atuais, diante de desastres de grande magnitude. Esse treinamento é essencial porque esses cães ajudam a salvar vidas, tanto de outros cães quanto de pessoas”, comentou ela.
No decorrer da apresentação, os bombeiros demonstraram como os cães auxiliam na localização de vítimas em grandes tragédias, como as inundações registradas no Rio Grande do Sul. Um dos bombeiros se escondeu, junto com um brinquedo, e o cão o procurou pelo faro, localizando-o em poucos segundos.