Pefoce realiza encerramento do estágio supervisionado para a formação de peritos e auxiliares de perícia

7 de maio de 2024 - 12:19 # # # #

Texto e fotos: Ascom da Pefoce

Marcando mais uma etapa importante no ingresso de novos servidores, a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) realizou, na tarde dessa segunda-feira (06), o encerramento do estágio supervisionado para a formação de peritos e auxiliares de perícia. Essa última etapa do concurso tem como missão formar especialistas altamente capacitados para atuarem na área de investigação forense. Iniciado no final de fevereiro, o Curso de Formação é organizado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), e é válido para os cargos de perito criminal, médico perito legista, perito legista e auxiliar de perícia. 

A formação da segunda turma de candidatos do concurso de 2021 representa um avanço significativo para a instituição, pois o impacto do efetivo corresponde ao incremento de 14,2% do efetivo atual da Pefoce, o que proporcionará uma melhoria no atendimento das demandas na sede do órgão e uma maior abrangência de atendimentos das perícias nos núcleos do interior do Estado, além de auxiliar na redução dos índices de criminalidade e no aumento da sensação de segurança entre os cidadãos. 

A Perícia Forense desempenha um papel crucial na produção de provas essenciais para a condução de inquéritos policiais pela Polícia Civil. Com a convocação de profissionais de diferentes áreas, o governo busca melhorar a eficiência das atividades periciais, garantindo uma integração adequada com as investigações policiais. 

Os alunos cumpriram uma carga horária de 540 horas/aulas, sendo composta por módulos de conhecimentos integrados, jurídicos e de atividades complementares. Os futuros servidores – 24 auxiliares de perícia, 41 peritos criminais; 13 médicos peritos legistas e cinco peritos legistas – se somarão às Forças de Segurança do Estado, melhorando e ampliando a capacidade de atendimento em ocorrências e prestações de serviços para a população.

A grade curricular contou com disciplinas de Medicina Legal, Identificação, Direitos Humanos, Direito Constitucional, Criminalista Geral, DNA Forense, Balística e Tiro Defensivo, Identificação, dentre outros conhecimentos específicos. As aulas práticas se iniciaram no dia 22 de abril, para os alunos do curso de auxiliar de perícia, e no dia 29 de abril, para os alunos dos cargos de perito criminal, médico perito legista e perito legista. 

Encerramento

Durante a cerimônia, embalada pelo som da Banda de Música Major Xavier Torres da Polícia Militar do Ceará (PMCE), foram destacados os esforços e o comprometimento dos alunos ao longo do programa, bem como a importância da formação contínua e da atualização constante frente aos desafios cada vez mais complexos enfrentados pelos profissionais da área forense. O evento, realizado na sede da Pefoce, contou com as presenças do perito-geral da Pefoce, Júlio Torres; do diretor-geral da Aesp, Leonardo Barreto; da delegada-geral adjunta da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Teresa Cruz, e do comandante do 5°BPM, Tenente Coronel Otoniel Nascimento, além de outras autoridades e servidores da Pefoce. 

Para o perito-geral da Pefoce, Júlio Torres, o encerramento do estágio representa não apenas o fim de uma etapa, mas o início de uma nova jornada para os futuros servidores. “Estamos prontos para crescer, prontos para recebê-los e integrá-los verdadeiramente à nossa família, à Família Perícia Forense do Estado do Ceará, para transformar sonhos em realidade. Sempre destaco a importância de amar não apenas o que fazemos, mas executar nossa nobre missão com alegria. Desejo a todos vocês que se apaixonem, que amem o que fazem e encontrem a felicidade em suas jornadas, a partir de hoje. Sejam muito bem-vindos à Perícia Forense do Estado do Ceará.”, ressaltou Júlio Torres. 

O diretor-geral da Aesp, Leonardo Barreto, destacou a alegria do momento. “Durante estas manifestações, uma palavra ecoou com frequência: sonho. E é exatamente sobre sonhos que gostaria de falar de forma concisa e direta. Os sonhos que vocês estão realizando aqui são fruto de dedicação e investimento na educação e qualificação. A educação desempenha um papel crucial na realização dos sonhos mais grandiosos e legítimos. É por meio dela que vocês estão concluindo esta etapa importante em suas vidas pessoais e profissionais”, disse o diretor.

Para o aluno da turma de auxiliares de perícia, Felipe Augusto, o encerramento do curso de formação marca, realmente, a realização de um sonho. “Nós temos a responsabilidade científica, nós temos a responsabilidade moral, mas também temos a responsabilidade com esse sonho que nós realizamos agora. Esse sonho que já está tão grande e vai se tornar realidade. Então, obrigado a todos, vamos sonhar, vamos realizar”, afirmou.

O futuro servidor Mauricelio Oliveira, representante da turma de peritos criminais, ressaltou a importância da formação teórica e prática realizadas para o ingresso de profissionais da instituição. “São quarenta e uma histórias de vida que convergem em torno do objetivo comum que hoje se molda. Foram 44 dias de instrução, ao longo de pouco mais de dois meses. Um ciclo rápido, porém intenso. Cada encerramento de disciplina que era realizado por nossa turma, representava um marco no nosso processo de formação.” declarou.

Com a conclusão do estágio supervisionado para formação de peritos e auxiliares de perícia, a Pefoce reafirma seu compromisso com a excelência na investigação forense e com o fortalecimento das instituições de segurança pública do Estado. O investimento realizado pelo Governo do Ceará na capacitação de profissionais qualificados é fundamental para garantir a eficácia e a credibilidade do trabalho pericial, contribuindo para a promoção da justiça e para a proteção da sociedade como um todo.