Corpo de Bombeiros dá início a treinamento de brigada de incêndio no IJF

22 de abril de 2024 - 13:59 # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH), deu início, nesta segunda-feira (22), a mais uma turma de treinamento de brigada de incêndio no Instituto Dr. José Frota (IJF – Centro). O tenente-coronel BM George Girão, comandante do CTDH, conduziu a aula inaugural, destacando a importância da capacitação dos funcionários do hospital. “Nosso objetivo é transmitir conhecimentos de prevenção e combate a incêndios para reforçar nosso poder operacional em caso de um possível sinistro no IJF-Centro, que recebe cerca de 4.400 pessoas por dia”, declarou o oficial.

O treinamento é conduzido pelo subtenente BM Haroldo, responsável pela parte teórica e prática do módulo de primeiros socorros. Esta é a quinta turma de funcionários do Hospital IJF que recebe treinamento para agir em princípios de combate a incêndios. Durante o curso, os colaboradores aprendem sobre técnicas de combate a incêndios, evacuação de áreas de risco e uso correto de extintores.

O Instituto Dr. José Frota é um hospital de nível terciário, integrante do sistema de saúde da Prefeitura de Fortaleza. Ele é uma referência regional no socorro a vítimas de traumas de alta complexidade, lesões vasculares graves, queimaduras e intoxicações. Devido à complexidade de suas atividades, a presença de brigadistas treinados é crucial para garantir a segurança do hospital, prevenindo sinistros que possam comprometer a estrutura do local e a vida dos pacientes e funcionários.

O treinamento de brigada de incêndio e primeiros socorros é uma das iniciativas do CTDH para aumentar a segurança em instituições públicas do Ceará. Com essa ação, o Corpo de Bombeiros busca capacitar os funcionários para que possam responder rapidamente e com eficácia a emergências, minimizando os riscos e salvando vidas.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do CBMCE.