Ação integrada resulta na captura de seis torcedores no bairro Guararapes, em Fortaleza

22 de abril de 2024 - 16:57 # # # # # # # #

Foto: Paulo Victor Calvacanti / Ascom SSPDS
Texto: Ascom SSPDS

Sob coordenação da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), uma ação integrada resultou na captura, realizada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), de seis torcedores, no bairro Guararapes – Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza. O trabalho foi resultado de uma articulação entre o Governo do Ceará, por meio da SSPDS; com o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por intermédio do Juizado do Torcedor; e o Ministério Público do Ceará (MPCE), por intermédio do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor).

A composição do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio/PMCE) foi acionada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS), sobre uma briga entre torcedores em uma via pública do bairro. Entre os presos, estão três homens com 20, 27 e 30 anos, que já tinham sido capturados anteriormente por violação ao Estatuto de Defesa do Torcedor. Eles também já responderam por tráfico de drogas, posse de drogas, roubo, furto e crime ambiental. Também foram capturados: um homem de 19 anos, com histórico de ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas e dois homens de 21 e 25 anos.

Além das prisões, a Polícia Militar apreendeu quatro motocicletas, quatro celulares e duas pedras. O material e os homens foram encaminhados ao 2º Distrito Policial, unidade plantonista da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foram autuados por crime de briga de torcida, previsto no artigo 201, do Estatuto do Torcedor, e por associação criminosa.

Integração

Os trabalhos são resultados da articulação da SSPDS, por meio da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol), com órgãos aliados, para o alinhamento de ações voltadas para garantir e reforçar a segurança nos estádios e em eventos esportivos na Capital.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.