SSPDS e Secretaria da Igualdade Racial (Seir) debatem ações de promoção à igualdade e combate ao racismo no Ceará

16 de abril de 2024 - 17:59 # # # # #

Visando ampliar a parceria entre a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e a Secretaria da Igualdade Racial (Seir), o secretário executivo de Inteligência e Defesa Social da SSPDS, delegado Filardi, participou de uma reunião com a secretária da Seir, Zelma Madeira. Na ocasião, foram debatidas ações que possam ser desenvolvidas entre as duas secretarias, além do debate sobre o combate ao racismo no âmbito da Segurança Pública no Ceará. O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira (16), na sede da Secretaria da Igualdade Racial (Seir), que fica no Bairro Meireles, em Fortaleza.

Durante a reunião, a secretária da Seir, Zelma Madeira, destacou o Acordo de Cooperação Técnica, que foi assinado em dezembro do ano passado, para a implementação e o fortalecimento de ações transversais de combate ao racismo, formação inicial e continuada das Forças de Segurança e prevenção à violência contra a população negra. Participaram, também, da reunião a coordenadora especial, Wanessa Brandão; a coordenadora jurídica, Thamira Reis; e a assessora da Secretaria da Igualdade Racial (Seir), Nádia Amaro.

Os gestores discutiram sobre o acordo de cooperação entre as pastas, com o objetivo de que sejam planejadas ações internas para promoção da igualdade e combate ao racismo dentro da SSPDS e em outras secretarias; a elaboração de um calendário em que sejam programadas ações e campanhas conjuntas; a produção de conteúdos para o combate à discrição em redes sociais, sites e nas ruas; as políticas de ações afirmativas; e a disponibilização de dados gerados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) por parte da SSPDS.

“Eu me coloco à disposição para ser um canal (entre as secretarias), pois eu tenho interesse nessa pauta. Direitos Humanos foi uma das razões que me fez escolher a Polícia Federal como carreira e já estudei bastante sobre essa temática. As instituições de Segurança Pública são as primeiras que devem promover os Direitos Humanos, os direitos à dignidade e a liberdade. Então, estamos inseridos no mesmo escopo”, afirmou o secretário executivo da SSPDS, Delegado Filardi, no decorrer da reunião.