Bombeiros realizam manobra de Heimlich e salvam vida de bebê engasgado em Canindé

1 de abril de 2024 - 15:39 # # # # # #

Com informações da Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) salvou um bebê engasgado no município de Canindé – Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Estado. A ação foi realizada nessa sexta-feira (29), após os pais do bebê procurarem os bombeiros com o filho, que apresentava coloração azulada, sem pulsação e respiração.

Os pais chegaram à sede da 2ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (2ª Cia/3º BBM) com o bebê, que estava inconsciente, sem pulso, com coloração alterada, e com sinais de engasgo. A partir disso, a equipe do Corpo de Bombeiros atuou para realizar o salvamento do bebê, de um mês e dez dias.

Para o salvamento do bebê, os bombeiros militares executaram a manobra de Heimlich, utilizada em ocorrências dessa natureza. A técnica consiste em uma tração no corpo da vítima para o desengasgo e desobstrução das vias aéreas. Atuaram no atendimento os subtenentes BM Genivan e Viana, o sargento BM Roosevelt, o cabo BM Lavor e o soldado BM R. Santos.

Após a execução da manobra de Heimlich, o bebê retomou a respiração, com sinais de normalização. Visando prevenir danos causados pelo engasgo, a equipe do CBMCE realizou o transporte do bebê e dos responsáveis a uma unidade hospitalar da região, onde recebeu o atendimento médico.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.