Supesp promove o Seminário Proteção do Conhecimento – Segurança Física

27 de março de 2024 - 16:07 # # #

Ampliando o entendimento sobre proteção de conhecimento no ambiente de suas estruturas físicas, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) realizou, na manhã desta quarta-feira (27/3), o Seminário Proteção do Conhecimento – Segurança Física. O evento, voltado para todos os colaboradores do órgão, teve a palestra com oficiais de inteligência da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), onde foram abordados aspectos das estruturas e ambiências voltadas para instalações públicas com mais segurança como sensores, sistema de videomonitoramento, alarmes, barreiras entre outros.

A capacitação faz parte da aprendizagem sobre proteção de conhecimento e dados sensíveis iniciada ainda em 2023, quando da realização do seminário Sensibilização para a Proteção do Conhecimento. Também esteve presente ao encontro desta quarta-feira, o superintendente da Abin no Ceará, Diego de Azevedo. O encontro aconteceu na sala de situação do Gabinete da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE), no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).

A abordagem da palestra, também envolvendo a aplicabilidade na segurança pública, visa fortalecer a compreensão sobre controle de acesso em instalações públicas, nível de acesso, considerando variáveis como estrutura pública, semi-pública, níveis de resolutividade em casos extremos. “É muito importante essa discussão, por se tratar da Supesp uma instituição que lida com estratégia em segurança pública, dados e indicadores sensíveis, instalações e acessos restritos precisando, portanto, de atualizações de protocolo em todas as suas perspectivas”, pontuou o superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa.

Garantir um serviço à população sempre mais criterioso em sua forma e conteúdo e manter uma proteção de trabalho a servidores e colaboradores. Nessa perspectiva, o programador do gabinete da Supesp, Mário Valle, avalia como fundamental as capacitações. “A segurança neste trabalho é sempre prioridade. Nossa responsabilidade é muito grande e tudo que envolve a segurança ou a forma mais responsável de trabalho, traz mais tranquilidade”, disse Mário, se referindo às informações, dicas e modos de avaliar a proteção do conhecimento em seus aspectos físicos e de dados.