SSPDS recebe visita de comitiva do Pernambuco para conhecer estrutura do Centro Integrado de Segurança Pública do Ceará

26 de março de 2024 - 18:38 # # # # #

Texto: Ascom SSPDS
Fotos: Paulo Victor Cavalcanti / Ascom SSPDS

Os representantes do Governo de Pernambuco conheceram os detalhes do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) e o funcionamento da integração da Segurança Pública no Ceará

“Mais uma vez o estado do Ceará sendo pioneiro e referência para outros estados, não só do Nordeste, mas de todo o país.” Assim classificou o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE), Samuel Elânio, após a visita de uma comitiva de representantes do Governo do estado de Pernambuco, que vieram conhecer mais profundamente a estrutura do Centro Integrado de Segurança Pública do Ceará (Cisp), que fica no bairro Aeroporto, na Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortaleza. A visita da comitiva pernambucana aconteceu nessa terça-feira (26). O Cisp reúne, em um só complexo, os principais núcleos de comando das Forças de Segurança do Estado, sendo o maior investimento em infraestrutura de Segurança do Governo do Ceará.

No Cisp, a comitiva foi recebida pelo secretário da SSPDS; pelo secretário executivo de Inteligência e Defesa Social, delegado Filardi; pelo coordenador de desenvolvimento institucional e planejamento (Codip), tenente-coronel Vanderlan Carvalho; e pelo chefe de gabinete da SSPDS, tenente-coronel Cristiano Lins. Durante a reunião, os representantes da Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP/CE), que estiveram à frente das obras, apresentaram detalhes de todos os prédios que compõem o Centro Integrado de Segurança Pública do Ceará, bem como os pontos estratégicos da localização do Cisp na cidade de Fortaleza. Após a reunião na sede da SSPDS, a comitiva realizou visitas às coordenadorias e órgãos vinculados da pasta.

“Após a nossa reunião dos secretários de segurança pública dos estados do Nordeste (no dia 28 de fevereiro), o secretário Alessandro, do estado de Pernambuco, ficou bastante encantado com a estrutura do nosso Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), no que pertine a sua dimensão, a proximidade das Forças de Segurança e a facilidade com que temos, diante de tudo isso, de nos reunirmos, de estarmos integrados e uma atuação melhor. A comitiva do estado de Pernambuco se prontificou a vir ao Ceará, onde foram atendidos aqui no Cisp tanto pela SSPDS como pela SOP/CE, e assim foi mostrado o projeto, toda a estrutura, para que eles pudessem constatar a necessidade deles e assim fazer o uso do projeto lá no estado de Pernambuco também”, ressaltou o secretário Samuel Elânio.

“Essa visita tem sido muito importante para o governo de Pernambuco para conhecer a estrutura que as Forças de Segurança do Ceará têm. A gente está saindo daqui com um nível de informação e um nível de maturidade, no entendimento que o Ceará fez, muito mais robusto do que como chegamos. A gente agradece aqui ao secretário de Segurança Pública, Dr. Samuel Elânio, e agradecemos a todos que nos atenderam com muita presteza, com muita educação e com muita clareza no sentido de ajudar o estado de Pernambuco na construção de um novo modelo para a Segurança Pública”, destacou o secretário da Secretaria de Projetos Estratégicos (SEPE) do Pernambuco, Rodrigo Ribeiro de Queiroz.

O secretário executivo de gestão integrada da Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco, Enéias Ferreira Leite de Oliveira, ressaltou que a principal intenção da visita é conhecer o modelo de Segurança Pública executado no Ceará. “O Governo de Pernambuco tem tido um olhar diferenciado para a Segurança Pública. E a ideia é, tentando inclusive acelerar estes investimentos, que a gente conheça modelos exitosos no país. E neste escopo, identificamos o modelo recém implantado aqui no Ceará”, destacou o secretário executivo da SDS de Pernambuco.

A comitiva pernambucana foi composta pelo secretário executivo de gestão integrada, Enéias Ferreira Leite de Oliveira; a ⁠gerente geral de planejamento e gestão, Ana Carolina Dias de Melo; o gerente do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS), Hélio Santos Ribeiro; e o supervisor de infraestrutura da Gerência Geral de Polícia Científica, Abner Pedro Queiroz de Souza, da Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco; o secretário Rodrigo Ribeiro de Queiroz e a assessora especial Ana Paula Cascão, da Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe); a secretária executiva de gestão estratégica, Maria Teresa Araújo; a gerente de planejamento e monitoramento, Lívia Cristina Cabral, da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag); e o ⁠diretor de administração geral, Mauro Cabral da Cunha Cavalcanti Filho, da ⁠Polícia Civil de Pernambuco (PCPE).

“A Comitiva de Pernambuco esteve em visita ao Cisp com o objetivo de pegar informações quanto ao processo de implantação do Centro Integrado de Segurança Pública, tendo em vista a boa prática realizada pelo Governo do Ceará, que teve o objetivo de integrar em um único espaço os órgãos da Segurança Pública. Foi realizado um primeiro momento com a SOP/CE que falou sobre a concepção arquitetônica e a execução da obra, em seguida fizemos uma visitação em todos pavimentos do prédio da SSPDS e nas vinculadas”, destacou o tenente-coronel Vanderlan Carvalho, da SSPDS.

“Estive acompanhando na tarde de hoje a comitiva de Pernambuco que veio conhecer o nosso Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) do Ceará. E isso, para nós, é motivo de satisfação, pois o estado do Ceará tem sido um exemplo de integração nesse tipo de estrutura dos órgãos de Segurança Pública. Receber essas delegações nos permite um ‘networking’ muito importante, mais avanços para a Segurança Pública e o diálogo entre os órgãos de segurança, em especial, do Nordeste”, destacou o chefe de gabinete da SSPDS, tenente-coronel Cristiano Lins.