Bombeiros militares do CBMCE representam o Brasil em uma competição internacional em Portugal

16 de março de 2024 - 15:54 # # #

Uma delegação de bombeiros militares do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) participou da prova “Elite Internacional Quebra Costas 2024”, que aconteceu na manhã deste sábado (16), na cidade de Coimbra, em Portugal. A competição reuniu cerca de 500 bombeiros de  Portugal, Brasil, França e Espanha.

A equipe composta por cinco bombeiros cearenses, que representou o Brasil na competição internacional, foi liderada pelo tenente-coronel Hans Nelivando Rabelo, do CBMCE. Além do líder da equipe, estiveram na cidade portuguesa a tenente Kharita Waleska Costa Viana; o cabo Tiago de Lavor Gama; o cabo Jefferson Castro Faustino; o cabo Stephenson de Paula Saraiva; e o soldado Jackson Felipe Pereira Melo.

A delegação cearense contou, também, com a presença do tenente-coronel Jectan Vital de Oliveira, que compartilhou seus conhecimentos durante uma palestra sobre “Gestão operacional: do acionamento ao cenário de ocorrência”.

A participação dos bombeiros cearenses na “Elite Internacional Quebra Costas 2024” é uma oportunidade para demonstrar as habilidades e conhecimentos dos bombeiros do CBMCE, além de promover a integração com bombeiros de outros países. A logística da competição esteve a cargo da Companhia de Bombeiros Sapadores (CBS), da cidade de Coimbra.

Sobre a prova

A prova de resistência foi realizada na subida do Arco da Almedina, na Universidade de Coimbra, e teve como objetivo percorrer um percurso de 500 metros, com desnível de aproximadamente 113 metros. Os participantes tiveram de carregar um equipamento de proteção individual (EPI) urbano completo, no menor tempo possível.

Com informações da Ascom do CBMCE