Operação da PCCE no estado de São Paulo resulta na prisão de suspeito de hackear sites privados

14 de março de 2024 - 15:29 # # # # #

Na ação, foi determinado o bloqueio judicial de valores que totalizam cerca de R$ 1 milhão

A primeira fase da operação “Trickster”, desencadeada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), nesta quinta-feira (14), culminou no cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, de 31 anos, suspeito de crime de fraude eletrônica com clonagem de sites de empresas do estado do Ceará. O suspeito foi localizado e preso no estado de São Paulo. Com ele, foram apreendidos equipamentos eletrônicos. A ação contou com apoio da Polícia Civil do Estado de São Paulo.

As investigações coordenadas pela Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) da PCCE iniciaram logo que as equipes tomaram conhecimento de que uma empresa de venda de autopeças teve seu site clonado. Durante as investigações, os policiais civis identificaram 12 sites fraudulentos que prejudicaram, não só vítimas no Ceará, mas também dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Com as ordens judiciais em mãos, equipes da DRCC e da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da PCCE se deslocaram para o estado de São Paulo, onde obtiveram êxito na captura do alvo, que foi localizado no bairro Jardim Vivan, em Jaraguá/SP. O suspeito é apontado como responsável pela ação criminosa em ambiente cibernético.

A ofensiva policial contou, ainda, com o apoio do Departamento de Inteligência Policial (DIP) da PCCE e da Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio da 4ª Delegacia da Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCIBER). Durante a ação, dispositivos eletrônicos foram apreendidos e serão periciados. Além disso, foi realizado o bloqueio de valores, que totalizam cerca de R$ 1 milhão.

Após a prisão, o homem foi conduzido para uma unidade policial, onde as ordens judiciais foram cumpridas. Agora, ele está à disposição da Justiça. A PCCE segue com as investigações acerca do caso com a finalidade de identificar e prender outros indivíduos envolvidos na ação criminosa.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As informações também podem ser encaminhadas para o telefone (85) 3101-7586, da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC). O sigilo e o anonimato são garantidos.