Alunos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros participaram de seletiva para a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica

14 de março de 2024 - 15:39 # # #

Uma equipe composta por cinco alunos e um professor do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) participou da etapa presencial das seletivas para a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA). A seleção aconteceu na Barra do Piraí, no estado do Rio de Janeiro.

Os alunos Helen, Melissa, Júlia, Érila e Sérgio, estavam sob a coordenação do capitão do Corpo de Bombeiros, Romário Fernandes. A equipe participou de uma série de provas práticas e teóricas que visam selecionar os representantes do Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica deste ano.

“Essa etapa presencial é a culminância de um processo bastante desafiador, que vai reduzindo drasticamente o número de participantes a cada etapa. Além disso, é um momento que permite dias valiosos de contato entre alunos e professores de todo o país dedicados à Astronomia”, afirmou o capitão Romário Fernandes, que está coordenando os alunos durante as seletivas.

Os alunos foram convocados após um rigoroso processo que selecionou os 157 melhores alunos do país, entre os mais de um milhão de participantes, da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), no ano passado.