Operação Átria resulta na captura de suspeito de feminicídio na Capital

12 de março de 2024 - 16:41 # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) cumpriu, nessa terça-feira (12), um mandado de prisão preventiva por crime de feminicídio em desfavor de um homem, de 34 anos. A captura foi realizada por policiais civis da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Fortaleza no bairro Barra do Ceará –  Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8) de Fortaleza. O indivíduo foi localizado em um imóvel sendo conduzido pelos policiais civis para a DDM Fortaleza, unidade especializada da PCCE. No momento da captura, a equipe apreendeu com o suspeito um revólver calibre 38 e quatro munições intactas do mesmo calibre. 

Diante dos fatos, o suspeito foi conduzido para a DDM de Fortaleza, onde o mandado foi cumprido e ele também foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo de uso permitido. Agora o homem encontra-se à disposição do Poder Judiciário. 

A captura ocorreu durante mais uma fase da Operação Átria, ofensiva de combate à violência contra a mulher. O crime ocorreu em 2020 no bairro Paupina (AIS 3). A vítima, à época com 28 anos, era companheira do suspeito e foi morta por disparos de arma de fogo. O homem foi condenado pela Justiça há 28 anos de prisão em regime fechado. 

Operação Átria

Átria é o nome da principal estrela da constelação denominada “Triângulo Austral” do hemisfério estelar sul. Tem coloração alaranjada e consta na bandeira do Brasil. Em alusão à posição de destaque da estrela, o nome dado à operação ilustra a ideia de reposicionar mulheres agredidas, retirando-as da condição de vítima e as devolvendo ao seu lugar.

Canais de denúncia

As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas pelo número 180, que atende em todo o território nacional, 24 horas por dia. As informações também podem ser repassadas pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil e na página da Ouvidoria Nacional de Diretos Humanos, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), responsável pelo serviço. No site, está disponível o atendimento por chat e com libras.

As denúncias também podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.