Visando fortalecer o combate à criminalidade, SSPDS realiza palestra em parceria com a PMCE

11 de março de 2024 - 17:13 # # # # # # # # #

Com o objetivo de fortalecer as ações de combate ao crime organizado, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), realizou, na manhã desta segunda-feira (11), uma palestra direcionada a profissionais da segurança. O evento foi realizado em parceria com a Coordenadoria Geral de Operações (CGO) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e teve como público-alvo comandantes da corporação.

O workshop teve duração de duas horas e foi realizado no auditório da SSPDS, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), no bairro Aeroporto – Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) da Capital. A palestra teve como público-alvo cerca de 200 comandantes da PMCE, incluindo oficiais da Capital, Região Metropolitana de Fortaleza e Regiões Norte e Sul, que participaram de forma presencial e online.

Para o coordenador da Copol/SSPDS, Harley Filho, o alinhamento entre as Forças de Segurança é estratégico e fundamental para o combate aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). “A Copol intermediou essa palestra de combate ao crime organizado aos comandantes da Polícia Militar, pois acreditamos que essa estratégia de identificar e capturar os chefes desses grupos criminosos será potencializada com a ação em conjunto com a PMCE. É mais uma iniciativa que visa colaborar na redução dos CVLI no nosso Estado”.

A palestra foi conduzida pelo delegado Alisson Gomes, titular da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). “É uma oportunidade bastante importante, onde as Forças de Segurança Pública se encontraram para conversar sobre um tema muito importante, que é o enfrentamento aos grupos criminosos. Então, tivemos a oportunidade de trocar experiências e informações para facilitar o intercâmbio de informação com esse alinhamento. Isso necessariamente se reflete em bons resultados no enfrentamento à criminalidade”, destacou o delegado.

O coordenador da CGO/PMCE, coronel PM Kilderlan de Sousa, afirmou que o workshop proporcionou uma troca de experiências bastante positiva. “Tivemos um diálogo muito produtivo durante toda a manhã. Uma troca de experiência e de ideias, sempre no sentido de cada vez mais qualificar as ações da PMCE. Nada mais oportuno do que as polícias Judiciária e Ostensiva estarem unidas, trabalhando em consonância, cada vez mais em conjunto, para que consigamos efetivamente gerar segurança, sensação de segurança, e paz social ao povo cearense”, comentou o comandante.