Academia promove primeira cerimônia para cadetes e alunos-soldados no mês da mulher

8 de março de 2024 - 14:21 # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou, na manhã dessa quinta-feira (7), uma solenidade cívico-militar com a participação dos alunos-soldados e dos cadetes da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE). Foi a primeira edição da Quinta-Feira Cívico-Militar na Aesp em março deste ano.

A cerimônia foi acompanhada pelo diretor-geral desta Academia, delegado Leonardo Barreto, e teve a presença de representantes de órgãos vinculados à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Também se fizeram presentes a diretora de Planejamento e Gestão Interna da Aesp, coronel PMCE Asmenha Torquato, e o orientador da Célula de Ensino Militar, tenente-coronel PMCE Carlo Rômulo.

O convidado desta edição da Quinta-Feira Cívico-Militar foi o secretário executivo de Ações Integradas e Estratégicas da SSPDS, delegado Sérgio Pereira dos Santos.

A transição da vida civil para militar

Durante a solenidade, a cadete Luana discursou sobre a segunda semana do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da PMCE. A oficial destacou os desafios como estudante e a transição da vida civil para a rotina militar. “Este primeiro contato é deveras desafiador e nos instiga a nos adaptarmos a um novo ambiente e a um novo conjunto de valores. É o momento em que somos imersos ao rigor da disciplina, à importância da camaradagem e ao significado da palavra servir. Este primeiro momento nos ensina a abraçar a disciplina como aliada, não como uma restrição, e a entender que cada ação que tomamos tem um propósito maior, um impacto que vai além de nossas próprias vidas. E, para muitos de nós, é um momento de descoberta pessoal, onde encontramos forças em nós mesmos que talvez nem soubéssemos que existia. É a oportunidade de crescermos não apenas como cadetes ou alunos-soldados, mas como seres humanos, fortalecendo nossa determinação, ética e capacidade de liderança”, analisou.

Ainda durante o discurso, a cadete explanou sobre a participação das mulheres no ambiente militar. “Para nós, mulheres, é uma experiência ainda mais desafiadora. Entrar em um ambiente predominantemente masculino pode ser intimidante, desde o treinamento físico rigoroso até o ajuste às hierarquias e tradições militares. Nossa jornada é única, porém, somos tão capazes quanto. Portanto, senhoras e senhores que tenhamos coragem, humildade e determinação. Que possamos abraçar os desafios sabendo que cada obstáculo nos torna mais fortes, mais preparados e unidos”, complementou.

Ex-sargento e também ex-capitão da PMCE, o delegado Sérgio Pereira dos Santos relembrou o início da carreira militar, destacando a importância do serviço público à população. “Já fui praça, já fui oficial. Conheço bem o momento que os senhores e as senhoras estão vivendo. É normal que sintam ansiedade. A vida é cheia de momentos assim, que envolvem mudanças, que estabelecem um horizonte diferente. A vida militar – mais do que uma mudança – é uma transformação. Todos vocês saberão conjugar melhor alguns verbos, como servir e proteger. E também aprenderão que, a cada dia, há milhões de cearenses que esperam de vocês o melhor”, resumiu.