Alunos do Colégio do Corpo de Bombeiros preparam-se para representar o Ceará em seletiva internacional de Astronomia

7 de março de 2024 - 14:58 # # # # # # # # #

Com informações da Assessoria de Comunicação do CBMCE

Cinco alunos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB-ERQ) preparam-se para representar o Ceará em uma seletiva internacional de Astronomia, que ocorrerá na próxima semana, no Rio de Janeiro. Os estudantes se destacaram durante as seletivas nacionais realizadas no final de 2023 e figuraram entre os 200 melhores do país.

Após a participação em avaliações on-line, os competidores do CMCB representarão o Ceará na etapa da seleção da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, ou IOAA, também na sigla em inglês, e na Olimpíada Latinoamericana de Astronomia e Aeronáutica (OLAA).

Os alunos do CMCB vêm conquistando posições de destaque nas competições latinoamericanas desde o ano de 2017. Nas olimpíadas em 2020, eles trouxeram três medalhas para Fortaleza. Essa é a terceira vez que os estudantes do CMCB participam das seletivas internacionais para as olimpíadas de Astronomia.

A aluna Melissa Bernardino, de 17 anos, do 3º ano do Ensino Médio, que participa das seletivas representando o CMCB-ERQ, destacou a conquista e agradeceu aos professores. “Pela primeira vez, cheguei à fase presencial das seletivas de Astronomia da Barra do Piraí. Estou muito feliz e espero adquirir conhecimento com essa nova experiência. Estar entre os participantes desta fase é fruto das aulas. Sou muito grata ao meu colégio por todo apoio, em especial ao capitão Romário, nosso professor e principal responsável por nos cativar na área astronômica”, celebrou a estudante.

A também estudante Hélen Falcão, de 17 anos, do 3º ano do Ensino Médio do CMCB-ERQ, afirmou estar empolgada para o desafio, a realização de um sonho. “Minha jornada com essa disciplina se inicia em 2019. Gostaria de falar para a Hélen, de 13 anos, que iremos viajar apenas com o mérito do nosso estudo, o que me deixa extremamente feliz. Estou animada, pois escutei comentários positivos, e saber que vou viver isso traz um sorriso para o meu rosto. Sempre me interessei pela área e já tinha tentado chegar à fase presencial, e agora deu certo. Poder viver tudo isso com meus amigos faz tudo se tornar ainda melhor. Enfim, sei que será inesquecível e uma experiência incrível”, comemorou.

Com informações da Assessoria de Comunicação do CBMCE.