Governo do Ceará lança Programa Segurança no Ponto para coibir roubos em paradas de ônibus em Fortaleza

6 de março de 2024 - 15:06 # # # #

Texto: João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil / Fotos: Cícero Oliveira- Ascom SSPDS

O trabalho intensificado da Polícia Militar será guiado pelas informações estatísticas de delitos nestes locais

O Governo do Ceará lançou, nesta quarta-feira (6), o Programa Segurança no Ponto, ação que visa reduzir os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs) em paradas de ônibus de Fortaleza. Os locais escolhidos para receber o reforço da Polícia Militar do Ceará (PMCE) serão definidos de acordo com as estatísticas da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). O evento, comandado pelo governador Elmano de Freitas, aconteceu no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), na Capital.

O chefe do Executivo Estadual destacou que o novo programa irá garantir para os cearenses não só um serviço efetivo, mas também uma maior sensação de segurança. “Tenho certeza que o trabalho que iremos iniciar hoje vai impactar a vida dos nossos cearenses. Não é certo com o cidadão que sai cedo de casa para trabalhar andar com medo de ser assaltado. Nós temos força de segurança para agir no flagrante, para prender o criminoso, mas também para dar a sensação para a sociedade para ela se sentir segura. Podem ter certeza que a chegada da nossa polícia nas paradas de ônibus vai passar tranquilidade para os trabalhadores”, disse.

Elmano de Freitas lembrou que é importante que a população realize boletins de ocorrência para auxiliar as Forças de Segurança na triagem das informações e na melhor distribuição dos policiais para as paradas de ônibus. “É preciso que a população faça os boletins, registre o roubo e o furto, para que possamos nos adequar com essas informações primordiais. É nosso trabalho fortalecer as forças de segurança do Ceará”, completou.

Para reforçar o policiamento nas áreas determinadas, serão utilizados ciclopatrulhamento, motopatrulhamento e policiamento em viaturas nos períodos de maior movimentação.

O  secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, demonstrou confiança no trabalho integrado das forças de segurança. “Tenho certeza que essa operação irá gerar bons resultados. Garanto que conseguiremos reduzir ainda mais os números de roubos e furtos em Fortaleza. Esse Programa será permanente, sem previsão para término, sempre prezando pelo bem estar dos cearenses, Esse trabalho é fruto de uma troca de informações de dados entre o sistema de segurança e outras áreas relacionadas”, pontuou.

Comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, o coronel Klênio Sávio, ressaltou o compromisso das Forças de Segurança com o dever de fazer uma sociedade cada vez mais segura para a população. “Essa é mais uma ação forte do sistema de segurança pública, onde a Polícia Militar, junto a todo o sistema integrado, de forma muito presente, irá prestar mais um serviço ao povo cearense. Os nossos homens e mulheres estarão presentes. Esse programa nasce hoje e será perene para que cada vez mais essas ações aconteçam para a proteção do cidadão e do povo de bem do Estado”, comentou.

Parceria

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), Dimas Barreira, salientou que todos os dados e demais informações sempre estarão à disposição das autoridades para a entrega de um melhor serviço para a população. “Nosso diálogo com as ações da Polícia Militar, que vão de encontro com as necessidades dos passageiros, vem de muito tempo e precisam ir se adaptando às novas demandas. A experiência do passageiro não é só dentro do ônibus, mas é desde a saída de casa. Tenho certeza que o cidadão irá perceber e notar toda essa diferença benéfica. Estaremos sempre à disposição para colaborar com o Governo do Estado”, contou.