Militares em formação inicial participam pela primeira vez de cerimônia cívico-militar na Aesp

29 de fevereiro de 2024 - 10:36 # # # #

A manhã desta quinta-feira (29) foi diferente para os cadetes e alunos-soldados que estão passando pelo Curso de Formação Inicial da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). Pela primeira vez, os militares participaram de uma solenidade cívico-militar, nesta Academia, vivenciando um momento marcante em suas trajetórias profissionais.

“A trajetória que nos trouxe até aqui foi longa e árdua. Nossa dedicação permitiu que, hoje, estivéssemos ocupando um importante espaço dentro da instituição Polícia Militar do Ceará”. Foi assim que a cadete Nadynne Lima, do Curso de Formação de Oficiais, resumiu a emoção do momento solene. “Com muito orgulho, honra e alegria, os novos cadetes e futuros oficiais estão diariamente se dedicando para avançar rumo à melhor formação e preparação do nosso Estado”, complementou.

O coronel subcomandante-geral da PMCE, Vineimar Rodrigues, pontuou a importância daquele momento na vida de cada militar. “É um momento único, aproveitem cada segundo. Sem dúvida, essas lembranças os acompanharão por toda trajetória profissional”, afirmou o oficial.

O diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto, enalteceu a parceria e união entre a Academia e a Polícia Militar. “Estamos irmanados nessa missão, para entregar a melhor formação profissional desses alunos-soldados e cadetes”, afirma. O gestor ressaltou ainda que a Academia também possui cursos de formação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), em andamento, o que demonstra que a integração entre as forças vinculadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) tem início na Aesp, assim como a excelência da segurança pública do Ceará. “Somos todos irmãos, temos um objetivo em comum e sempre caminharemos de mãos dadas”, afirma o gestor.

A solenidade contou com a participação da diretora de Planejamento e Gestão Interna da Academia, coronel Asmenha Torquato; do coordenador-geral do Curso de Formação de Oficiais, coronel Evandro Assunção; e do orientador da Célula de Ensino Militar (Cemi) da Academia, tenente-coronel Carlo Rômulo. Coordenadores, monitores, docentes e discentes também participaram do ato solene.

Histórico dos cursos

Curso de Formação de Oficiais

A formação dos novos tenentes é promovida pela Aesp em parceria com a PMCE, tendo duração de quatro semestres letivos e possuindo uma carga horária de 4.742 horas/aula.

Os oficiais das corporações militares são os responsáveis por desempenhar funções de comando e gestão direta com a tropa, além de gerenciar recursos humanos e logísticos da corporação.

Curso de Formação de Soldados

Também promovido pela Aesp, o Curso de Formação de Soldados, possui uma carga horária de 1400 horas/aula e duração de seis meses. As aulas acontecem simultaneamente na sede da Academia, no Centro de Formação e Desenvolvimento para os Profissionais da Educação do Ceará (Formace) e em batalhões da Região Metropolitana de Fortaleza.