Quatro adultos e um adolescente suspeitos de homicídios em Aracoiaba são capturados em operação da Polícia Civil

28 de fevereiro de 2024 - 14:16 # # # #

O crime foi registrado no dia 17 de fevereiro, em Aracoiaba, na Região Norte do Ceará

Trocas de informações e um trabalho de inteligência coordenado pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio dos Departamentos de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJI-Norte) e de Inteligência (DIP) da PCCE, além das Coordenadorias Integrada de Planejamento Operacional (Copol) e de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), resultaram nas capturas de quatro adultos e um adolescente, com ligação direta nas mortes de quatro pessoas ocorridas na zona rural de Aracoiaba – Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Estado. As prisões aconteceram na manhã desta quarta-feira (28), durante uma operação na cidade de Baturité. Armas de fogo e munições também foram apreendidas durante a ofensiva policial.

Com seis mandados de prisão preventiva por homicídio e 22 mandados de busca e apreensão, as equipes policiais saíram em campo, na manhã desta quarta-feira, para dar cumprimento às decisões judiciais em desfavor de alvos envolvidos diretamente em quatro mortes registradas no dia 17 de fevereiro, em um estabelecimento comercial, na localidade de Arraial de Santa Isabel, zona rural da cidade. Com as investigações em curso e um trabalho integrado das Forças de Segurança na região, os policiais civis conseguiram identificar todos os partícipes da ação criminosa e representaram pela prisão preventiva dos capturados.

Com apoio do Departamento de Inteligência e da Copol, os investigadores lograram êxito e capturaram os suspeitos, quatro pessoas, dessas, três homens e uma mulher e um adolescente. Com eles, dois revólveres calibre 38,  munições e drogas foram apreendidos. Os alvos foram conduzidos à delegacia da região, onde todos os trâmites para as prisões e ato infracional do adolescente estão sendo realizados. Além dos mandados, os envolvidos foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. A operação segue em andamento na região para capturar os demais envolvidos nesta ação criminosa.

Primeira prisão

No dia 19 de fevereiro, dois dias após a ação criminosa, os policiais civis prenderam em flagrante um homem, de 28 anos, suspeito de participar das mortes em Aracoiaba. Com base no aprofundamento dos trabalhos policiais, ele é quem aparece nas imagens, gravadas por ele mesmo, quando cometia os crimes. Com as características dele, e com a imagem de um relógio de pulso que ele usava no momento das gravações, foi que os policiais civis conseguiram chegar até o suspeito.

Ele, que foi capturado em Baturité e que já possui passagens por homicídio, homicídio tentado, tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo, corrupção de menores e por integrar grupo criminoso, estava em posse de maconha dividida em 47 saquinhos e em dois tabletes. Na ocasião, ele foi autuado em flagrante pelos crimes de homicídio, tráfico de drogas e por associação criminosa. Com as capturas de hoje, sobe para seis o número de pessoas localizadas e capturadas por ligação direta nestes homicídios.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As informações também podem ser encaminhadas para o telefone (85)3337-5690, da Delegacia Municipal de Aracoiaba. O sigilo e o anonimato são garantidos. O sigilo e o anonimato são garantidos.