Corpo de Bombeiros resgata funcionário preso em plataforma elevada na Capital

15 de fevereiro de 2024 - 16:02 # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou, na manhã desta quinta-feira (15), um funcionário de uma empresa de publicidade que ficou preso em uma cadeira do tipo “rapel”, quando realizava a troca de uma placa publicitária a 12 metros de altura. O fato ocorreu no bairro São Gerardo, na Área Integrada de Segurança (AIS 6).

Os bombeiros militares foram acionados via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para atender a ocorrência. As informações davam conta que um indivíduo estava trocando uma placa publicitária a cerca de 12 metros de altura, quando a cadeira de rapel travou e ele ficou preso na plataforma elevada.

Imediatamente, os bombeiros militares seguiram até o endereço indicado. A equipe adotou a estratégia de “resgate de vítima em cabo paralelo”, quando o bombeiro desce por uma corda bem ao lado da vítima. A vítima foi resgatada em segurança.

Resgate de vítima em cabo paralelo

A técnica é utilizada quando esportistas ou trabalhadores da construção civil ficam presos em seus sistemas, quando há algum problema na corda, no equipamento, ou mesmo quando a vítima fica inconsciente. O grupo de busca e salvamento do CBMCE realiza o resgate nas mais diversas situações. O ideal, neste caso, é que a vítima tivesse utilizado polias de base chata e nó “prússik”. Esta é apenas uma forma das mais diversas variações que podem ser executadas.

* com informações da assessoria de comunicação do CBMCE