Corpo de Bombeiros oferece dicas de como se proteger dos raios neste carnaval

11 de fevereiro de 2024 - 15:06 # # # #

Com a chegada do carnaval, os banhistas precisam ficar atentos para os perigos das tempestades e raios. Com o intuito de sensibilizar o público, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) oferece algumas dicas para curtir a praia, os rios e os balneários em segurança.

Ao notar os primeiros sinais de uma tempestade se aproximando, é essencial buscar abrigo em locais seguros, como prédios com cobertura, ou áreas de concreto. Os raios e relâmpagos buscam percorrer o menor caminho até atingirem o chão. Mas cuidado: evite árvores e coqueiros, pois eles são condutores naturais de eletricidade.

Se estiver na água, saia imediatamente ao perceber a tempestade se aproximando. A água salgada do mar aumenta o risco de descargas elétricas. Por isso, mantenha distância de objetos metálicos altos, como guarda-sóis e cercas, que podem atrair os raios.

Por fim, é fundamental aguardar a tempestade passar em local seguro. A negligência das medidas de precaução podem ter consequências graves.

Como se formam os raios?

Entender como os raios se formam é essencial. Eles ocorrem devido ao acúmulo de cargas elétricas nas nuvens, resultante do movimento das partículas de água. Quando essa descarga encontra-se há algumas dezenas de metros do solo, ela parte em direção a uma outra descarga com carga oposta, a chamada de ‘descarga conectante’.

Para garantir um dia de lazer seguro e tranquilo na praia, verifique a previsão do tempo e monitore o céu durante o dia. A prevenção é a melhor forma de aproveitar o verão com responsabilidade.

Adote medidas de precaução para proteger você e sua família de raios na praia. A segurança individual é essencial para evitar acidentes e garantir um carnaval inesquecível.

* Com informações da assessoria de comunicação do CBMCE