Em ações distintas, PMCE apreende 28 aves silvestres, gaiolas e munições na Capital e em Massapê

6 de fevereiro de 2024 - 16:37 # # # # # # #

Duas ações distintas do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultaram, nessa segunda-feira (5), na apreensão de 28 aves silvestres, além de gaiolas e munições. As ofensivas ocorreram no bairro Vila Velha, na Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8) de Fortaleza, e na zona rural da cidade de Massapê (AIS 14) do Estado. O material apreendido foi apresentado em unidades da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).

Na Capital, policiais militares do BPMA e do 20º Batalhão Policial Militar (20º BPM) da PMCE foram acionados para checar uma denúncia de animais silvestres que estariam sendo mantidos em cativeiro no bairro Vila Velha. Ao chegarem no local, os PMs verificaram a presença de 13 pássaros silvestres presos em seis gaiolas. 

Os animais, que estavam sem a documentação necessária, foram apreendidos e conduzidos até uma unidade da PCCE. Um suspeito foi detido e encaminhado até a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). Na unidade policial, um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por crime ambiental foi registrado em desfavor dele. 

Massapê

Ainda no período da tarde, uma outra equipe do BPMA patrulhava na localidade de Morgado, na zona rural de Massapê, quando recebeu informações a respeito de uma suspeita de crime ambiental. Ao chegar na casa, os policiais militares avistaram três marrecos em um terreiro, além de várias gaiolas na parte interna da residência. No local, mais doze aves silvestres, duas espingardas artesanais, dezoito munições e pólvora também foram localizados. 

Diante dos fatos, um homem, de 54 anos,foi levado para a Delegacia Municipal de Meruoca. Ele foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e crime ambiental. Ele foi colocado à disposição da Justiça.