Com apoio da Ciops/SSPDS e Ciopaer/SSPDS, bombeiros simulam emergência com doença descompressiva

6 de fevereiro de 2024 - 15:51 # # # # # # #

*Com informações da Assessoria de Comunicação do CBMCE

A Companhia de Mergulho e Resgate (CMR) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizou, na última semana, um simulado de atendimento de emergência em caso de doença descompressiva. A simulação teve o apoio das coordenadorias integradas de Operações de Segurança (Ciops) e de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A simulação foi realizada em Caucaia – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) da Região Metropolitana de Fortaleza.

A capacitação ocorreu em uma pedreira no município de Caucaia. A ação teve como foco o treinamento preventivo sobre doença descompressiva, distúrbio que pode afetar os mergulhadores ao ocasionar problemas que impedem a oxigenação adequada do sangue.

Participaram da simulação cerca de 30 bombeiros e profissionais de outras coordenadorias e companhias do Corpo de Bombeiros. Também participaram do simulado profissionais da Ciops e da Ciopaer, que atuaram auxiliando os bombeiros que participaram da ação.

O treinamento

Durante o treinamento, um mergulhador simulou um acidente e o posterior acionamento de uma equipe de resgate e uma aeronave para realizar um teórico transporte do mergulhador até o Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do CBMCE. Em seguida, os profissionais simularam o encaminhamento da vítima hipotética a uma clínica especializada.

*Com informações da Ascom do CBMCE.