Corpo de Bombeiros resgata três animais silvestres em ações distintas no Ceará

29 de janeiro de 2024 - 13:39 # # # #

As ações ocorreram nas cidades de Canindé (AIS 15) e no Crato (AIS 19)

Ações distintas realizadas por bombeiros militares do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resultaram no resgate de três animais, sendo uma cobra e duas iguanas, neste sábado (27). Os resgates ocorreram nas Regiões Norte e Sul do Estado, nas cidades do Canindé, que fica na Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Estado, e no município do Crato (AIS 19).

No início da tarde desse sábado, uma equipe do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5º BBM) foi acionada via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) após um homem avistar uma serpente em um bananal no bairro Muriti, no Crato. Os bombeiros, de imediato, se deslocaram para o endereço indicado e iniciaram os trabalhos de resgate.

No local, os bombeiros resgataram a serpente da espécie jiboia, que possuía cerca de três metros de comprimento. Em seguida, a serpente foi encaminhada aos cuidados de uma ONG de proteção animal vinculada a Federação de Proteção Animal e Meio Ambiente do Estado do Ceará (Fepama-CE).

Resgate de iguanas

Ainda nesse sábado (27), durante a tarde, a Ciops recebeu informações sobre dois animais que estavam nos escombros de uma construção, no Bairro Alto de Guaramiranga, em Canindé. Uma composição do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM) foi acionada para o local indicado. Os bombeiros militares resgataram as duas iguanas e, após o resgate, os animais foram devolvidos ao seu habitat natural por não haver sinais de ferimentos.

Resgate de animais em 2023

Durante o ano de 2023, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou um total de 11.008 animais em todo o Estado. O número corresponde a um aumento de 14,6% quando comparado ao ano de 2022, quando foram resgatados 9.600 animais. Entre os animais resgatados, estão animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos. Em 2023, as espécies mais resgatadas foram serpentes, felinos, cães, iguanas e gambás-de-orelha-branca, mais conhecidos como cassacos.