Botijão de gás incendeia e é retirado de dentro de imóvel por ex-aluna do JBV do CBMCE

27 de janeiro de 2024 - 16:41 # # # #

Com informações da Assessoria de Comunicação do CBMCE

Uma ex-aluna Jovem Brigadista de Valor (JBV), iniciativa realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), retirou um gás de cozinha que havia incendiado dentro de um imóvel, localizado no bairro Barra do Ceará, pertencente à Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8) de Fortaleza. O incidente foi registrado na manhã da última quinta-feira (25). Equipes do CBMCE foram acionadas.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, ao chegar no local da ocorrência, uma ex-aluna do JBV havia retirado o botijão de gás de dentro do imóvel, com a ajuda de um cabo de vassoura, evitando que as chamas se alastrasse pela residência. Após a chegada da equipe do CBMCE, além de parabenizar a bravura de Aninha, foi feito um rescaldo.

Um pouco mais sobre o JBV

A iniciativa Jovem Brigadista de Valor (JBV) é um programa voltado para a formação de crianças e adolescentes de 14 a 17 anos, baseado em valores como civismo, ética, respeito à diversidade e preservação do meio ambiente. Ele visa capacitar esses jovens para prestar primeiros socorros, acionarem ajuda em situações de emergências, como acidentes e incêndios, além de incentivar o trabalho voluntário na comunidade e promover a cultura da prevenção de acidentes.

Em síntese, desde sua fundação em 2002, o JBV cresceu significativamente, contando hoje com 5.880 brigadistas, em 162 núcleos, distribuídos em Fortaleza, Região Metropolitana e no interior do Ceará. Os participantes passam por um curso anual de 264 horas/aula, abordando temas como atendimento pré-hospitalar, noções de salvamento, combate a incêndios, ética, cidadania e outras atividades sociais e educativas.

Em conclusão, os brigadistas recebem treinamento por meio de encontros semanais, nos quais eles aprendem sobre uma variedade de temas, tais como educação no trânsito, prevenção ao uso de drogas, higiene pessoal e saúde. Esse processo visa formar cidadãos conscientes e comprometidos com a segurança da sociedade cearense.