Polícia Civil prende em flagrante trio que aplicava golpes em Maranguape

26 de janeiro de 2024 - 11:14 # # # #

Um trio investigado por aplicar crimes de estelionato, popularmente conhecido como “golpe do baludo”, foi preso em flagrante, nessa quinta-feira (25), pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). A captura ocorreu na cidade de Maranguape – Área Integrada de Segurança 24 (AIS 24). Os suspeitos aplicavam golpes no município em que foram presos, além de também cometer os crimes nas cidades de Horizonte e Caucaia.

As prisões foram realizadas por intermédio da Delegacia Metropolitana de Maranguape, que recebeu uma denúncia sobre suspeitos de estelionato estarem praticando o golpe no bairro Centro. Nas diligências, foram capturados Rosivaldo Correa dos Santos Cruz, com antecedentes por dois crimes de estelionato, dois crimes de receptação e crime contra a fé pública; Mileno Cruz da Silva (24), com antecedentes por estelionato; e Elizângela Silva Vieira (48), com antecedentes por roubo majorado e estelionato.

Com o trio, a PCCE apreendeu uma quantia em dinheiro, quatro celulares, duas máquinas de pagamento por cartão magnético, roupas, documentos e um carro. Eles foram conduzidos à Delegacia Metropolitana de Maranguape, onde foram autuados por estelionato majorado e associação criminosa. As investigações seguem em andamento.

Alerta sobre como funciona o golpe:

1. Os criminosos, em conluio, identificam alguma vítima que sabem que efetuou um saque de um alto valor em uma agência bancária;

2. Um dos criminosos deixa cair um bolo de papel envolto em algumas cédulas de dinheiro para que a vítima encontre e o devolva;

3. O criminoso demonstra gratidão com a vítima pelo fato desta ter-lhe devolvido o pacote de dinheiro que deixou cair e oferece um presente como forma de agradecimento (na maioria das vezes, um par de tênis ou sapatos novos);

4. Um dos criminosos, em conluio com o comparsa que deixou cair o dinheiro, se mete na conversa e diz que aceita receber os sapatos;

5. O criminoso deixa sua própria bolsa com a vítima, para que esta segure enquanto vai buscar o objeto;

6. O criminoso retorna com uma caixa de sapatos novos nas mãos e se oferece para segurar a bolsa da vítima (onde contém todo o dinheiro que sacou no banco) enquanto ela vai buscar o presente; Após isso, os criminosos somem com a bolsa da vítima.

A Polícia Civil alerta a população para que fique atenta em agências bancárias para não aceitar auxílio de pessoas estranhas e pede a colaboração também para que as ocorrências desse tipo sejam registradas no intuito de identificar outros suspeitos e coibir novos delitos. A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As informações também podem ser encaminhadas para o telefone (85) 3101-2808, da Delegacia Metropolitana de Maranguape. O sigilo e o anonimato são garantidos.